O profissional do futuro deve ter algumas softs kills para se encaixar no mercado.


As mudanças no mundo estão acontecendo de maneira tão rápida que todas as relações na sociedade estão se transformando.


O mercado atual necessita de profissionais que acompanhem a velocidade dessas mudanças, que saiam da zona de conforto, que sejam proativos e entendam as transições aprendendo sobre elas.


Veja os itens que separamos, neste artigo, sobre as habilidades do profissional do futuro:

  • Quem são os profissionais do futuro?
  • 10 habilidades do profissional do futuro


Quem é o profissional do futuro?


Os profissionais do futuro são aqueles que, ao invés de se assustarem com as mudanças, utilizam suas habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, para melhor se relacionar, conhecer, controlar emoções e encarar o novo.


De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, em 2022 as habilidades necessárias para a realização da maioria dos trabalhos terão mudado significativamente.


Por isso, trouxemos as 10 habilidades que o profissional do futuro deve ter. Acompanhe a leitura e veja quais são elas.


10 habilidades do profissional do futuro

1. Flexibilidade


É uma das principais características, visto que quanto mais flexível for o pensamento do colaborador, mais apto ele estará para aprender coisas novas e se ajustar, enxergando novos padrões e fazendo associações entre eles.


2. Capacidade de negociação


Mesmo com toda ascensão das máquinas e tarefas automatizadas, as habilidades sociais serão cada vez mais valorizadas. Assim, a negociação entre clientes, colegas e gestores será uma delas, para conciliar diferenças e ponderar prioridades.


3. Colaboração 


Comprometer-se com o time, colaborar tirando dúvidas e ajudando com tarefas, mesmo que não sejam parte das suas demandas específicas; essa é mais uma habilidade esperada para os profissionais. Pessoas que lidam com diferentes ideias e perfis.


4. Tomada de decisões


Saber analisar dados e interpretá-los para escolher a melhor decisão é mais uma habilidade fundamental. Sobretudo, no momento de mudanças contínuas.


5. Inteligência emocional


Imprescindível para os profissionais do futuro, a inteligência emocional possibilita o reconhecimento, bem como a avaliação dos sentimentos dos outros e de si próprio.


Compreender sentimentos e ter empatia colabora significativamente com o desenvolvimento humano e com suas habilidades para o mercado de trabalho.  


6. Bom relacionamento interpessoal


A capacidade de saber se comunicar com diferentes pessoas, respeitar diferenças, mas também ter postura ética será muito visada nos próximos anos. Até porque, as equipes serão multidisciplinares e com diferentes perfis.


7. Gestão de pessoas


Essa habilidade está extremamente ligada à inteligência emocional. Além disso, é importante saber como gerenciar pessoas, para extrair delas o melhor desempenho. Isso envolve saber acolher, mas também se conectar com a equipe.


8. Pensamento criativo


A evolução robótica é cada dia mais intrigante. Máquinas com a inteligência artificial têm habilidades incríveis, mas ainda com algumas limitações. A criatividade é uma delas.


Pessoas criativas conseguem assimilar melhor as novas tecnologias e o processo criativo flui com mais facilidade mesmo diante de mudanças. Assim, que souber usar essa qualidade da melhor forma possível, terá seu lugar garantido no mercado.


9. Pensamento crítico 


O pensamento crítico envolve raciocínio e lógica. Essas habilidades serão fundamentais para identificar problemas, encontrar soluções e traçar estratégias que direcionem o resultado esperado pelas empresas.


10. Solução de problemas complexos


Resolver problemas e mostrar qual o caminho para encontrar as soluções, será uma habilidade valorizada nos profissionais.


Essa capacidade envolve elasticidade mental que pode ser adquirida com aprendizado permanente.


Gostou dessas informações? A ubistart ajuda as empresas a expandir equipes ágeis para o futuro, com soluções para o desenvolvimento de escopo e tecnologias digitais.


Acompanhe nosso blog para outras leituras relacionadas e entre em contato para saber mais!