3 softwares de IA utilizados em escritórios de advocacia pelo mundo

3 softwares de IA utilizados em escritórios de advocacia pelo mundo

A lei é a força que garante a propriedade e o decoro em nossa sociedade. Definitivamente, não há parte do mundo dos negócios que não tenha sido influenciada pela lei. Da venda à compra, fusões, aquisições, parcerias e assim por diante, tudo envolve um contrato legalmente determinado. 

A tecnologia atingiu todas as partes do campo jurídico, desde escritórios de advocacia e práticas corporativas, até operações em tribunais e manuseio de documentos. Tecnologias avançadas como Inteligência Artificial e Big Data permitem que softwares modernos analisem documentos legais, simplifiquem as comunicações e descubram casos adequados para profissionais do direito. 

Prova disso está em uma análise feita pelo McKinsey Global Institute, onde estima que cerca de 23% do trabalho executado por advogados pode ser automatizado através da tecnologia existente.

Quer saber como a Inteligência Artificial pode ser utilizada na prática do Direito? Acompanhe este artigo e confira os tópicos abaixo:

  • Como a IA pode ser usada no Direito;
  • Inteligência Artificial para revisão de contratos;
  • Uso da IA na análise de contratos;
  • Como advogados podem utilizar os bots;
  • A tecnologia deve fazer parte do seu negócio.

Como a IA pode ser usada no Direito 

A inteligência artificial (IA) abriu caminho em todos os setores profissionais, revolucionando efetivamente suas operações. Além de superar a papelada e o manuseio de dados, também está ajudando o setor a se tornar mais centrado no consumidor. 

Apesar de algumas operações ainda dependerem de experiência e julgamento, outras estão sendo lentamente dominadas pela tecnologia. Neste caso, a Inteligência Artificial vem abrindo caminho para emergir como o fator de espinha dorsal da profissão jurídica.

Em vários cenários, essa tecnologia está adotando algoritmos e aprendizado de máquina para executar diversos serviços, pois tanto a área do direito quanto a tecnologia de aprendizado de máquina buscam o auxílio de dados históricos para apurar regras de aplicação em novos cenários.  

Agora, vamos verificar 3 aplicações de Inteligência Artificial na área do Direito:

1. Inteligência Artificial para revisão de contratos 

Os contratos são o principal direcionamento de nossa estrutura econômica e indispensáveis ​​para qualquer transação comercial. No entanto, todo o procedimento de mediação, negociação e liquidação de um contrato ainda é um incômodo.

Os advogados de ambas as partes são obrigados a inspecionar, refinar e trocar manualmente documentos de maneira repetitiva. Assim, este procedimento pode se revelar tedioso, levando até ao adiamento de negócios e a possibilidade de erros, com ênfase crucial nos detalhes minuciosos e na longa extensão dos documentos.

Esse processo moroso, oferece um enorme potencial de automação. Várias startups, incluindo Lawgeex, Klarity e Clearlaw, vêm criando sistemas de IA que podem absorver automaticamente os contratos propostos.

Além disso, podem examiná-los adequadamente adotando a tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP) e decidir quais aspectos do contrato são aceitáveis ​​e quais deles representam um problema. 

Atualmente, esses sistemas foram desenvolvidos com a ideia de manter um humano envolvido na supervisão e revisão do exame da IA ​​e nos veredictos finais. No entanto, isso pode definitivamente mudar no futuro, à medida que essas tecnologias avançam ainda mais.

2. O uso da IA na análise de contratos

Postar a assinatura do contrato e ainda supervisionar pode revelar-se uma dor. Especialmente, no caso de grandes empresas que possuem extensos contratos pendentes e um grande número de contrapartes em várias divisões. 

Porém, algumas soluções baseadas em processamento de linguagem começaram a ser desenvolvidas, assim, elas derivam e avaliam dados cruciais em todo o núcleo de contratos de uma empresa.

Dessa forma, é possível simplificar a natureza do compromisso de negócios da empresa para seus stakeholders. Nesse contexto, um exemplo de empresa que desenvolve esse tipo de plataforma é a Kira Systems.

Essas tecnologias permitem que os departamentos de vendas mantenham-se atualizados sobre quando os contratos estão prontos para serem renovados. Além disso, também permite que os departamentos de compras acompanhem os detalhes do contrato atual e corrijam, se necessário.

Enquanto isso, os departamentos financeiros podem garantir que as empresas estejam sempre preparadas para oportunidades e os processos realizados durante fusões e aquisições.

3. Como advogados podem utilizar os bots

Os bots podem provar ser altamente eficazes em oferecer ajuda legal e fornecer às massas acesso fácil aos serviços. Um bot de advogado é basicamente um software que tem a capacidade de realizar tarefas automatizadas que, geralmente, são executadas diretamente pelo profissional.

Esses bots são bastante úteis para aumentar a velocidade do trabalho e oferecer uma experiência aprimorada, permitindo que os clientes realizem o seu autoatendimento de forma online.

Alguns dos melhores Lawyer Bots incluem o aplicativo DoNotPay, denominado o primeiro advogado robô do mundo e o robô balconista júnior, BillyBot, que ajuda pessoas a fazerem cotações dos serviços de mediadores ou advogados.

A tecnologia deve fazer parte do seu negócio

Podemos perceber que já existem diversas empresas desenvolvendo soluções de Inteligência Artificial para o mercado jurídico. A grande extensão deste mercado oferece uma oportunidade atraente para a geração de valor.

Está cada vez mais claro que, conforme as tecnologias de IA e processamento de linguagem melhoram, desencadeiam-se oportunidades significativas para revolucionar e rejuvenescer o setor jurídico em um futuro próximo.

Partindo deste entendimento, a Ubistart está sempre à disposição para ajudar diversos setores a inserirem novas tecnologias em suas rotinas, otimizando processos e criando novas formas de relacionamento com seus clientes. Entre em contato e saiba mais!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.