A metodologia Scrum dentro da gestão de empresas

A metodologia Scrum dentro da gestão de empresas

Entregar bons resultados, em um curto espaço de tempo, é um desafio para os gestores de projeto.

Diante do ritmo acelerado, marcado pela alta competitividade bem como desenvolvimento de tecnologias, os serviços de software precisaram se adaptar a essa velocidade.

Nesse contexto, surgem os métodos ágeis, entendidos como meios usados para acelerar o ritmo dos processos de desenvolvimento de software.

Uma dessas metodologias é a Scrum, que facilita na gestão de projetos em qualquer área ou setor, melhorando os resultados do negócio.

Você sabe como utilizar essa ferramenta para o desenvolvimento ágil dos projetos? Ainda não? Então acompanhe os tópicos que separamos, para você entender como o método Scrum pode agilizar a produtividade de sua empresa.

  • O que é a metodologia Scrum
  • Como funciona
  • Benefícios e como utilizar


O que é a metodologia Scrum

Criada pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, a metodologia Scrum é um framework utilizado, geralmente, por desenvolvedores de softwares e sistemas. Contudo, pode-se utilizar a metodologia em qualquer área.

Jeff Sutherland no livro Scrum: a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo, afirma que, através da metodologia, é possível alcançar maiores objetivos com menos tempo, poucas pessoas e recursos, mas melhor qualidade.

Assim, a base do Scrum consiste em equipes pequenas e multidisciplinares, com feedbacks constantes e colaboração de todos.


Como funciona

O método funciona com princípios essenciais para que o trabalho flua de maneira simples.

Cada membro da equipe tem suas tarefas definidas, ou seja, atuam de maneira autônoma, sem cobranças externas constantes.

Nesse contexto, existem três papéis centrais: Product Owner, Scrum Master e o Time Scrum.

  • O Product Owner é stakeholder do negócio. É quem comunica à equipe os objetivos que o projeto deve atingir.
  • O Scrum Master lidera o processo agindo como facilitador, isto é, ajudando a equipe a entender os valores e táticas aplicadas.
  • O Time Scrum é a equipe multidisciplinar, responsável pelo desenvolvimento bem como entrega do projeto.


A visão inicial do Product Owner, sobre o produto, é o que dá início ao projeto, através de um planejamento.

Em seguida, o planejamento se divide em uma lista chamada de Product Backlog, baseada nas funcionalidades do produto.

Nesse processo, são definidas as prioridades para que o projeto seja dividido em ciclos, os Sprints, com duas a quatro semanas de duração.

A partir de então, são feitas as reuniões diárias, em que cada envolvido pontua o que fez, os empecilhos que surgiram e quais serão as tarefas do dia seguinte, até que o produto seja entregue.


Benefícios e como utilizar

Os principais benefícios de trabalhar dessa forma é a propensão à inovação, transparência a cada etapa do projeto, feedback constante, eficiência e a qualidade do produto. Evitando que o resultado do projeto seja visto apenas no final do cronograma, com possíveis frustrações pela falta de comunicação.

Para implementar o Scrum, é importante montar uma equipe multidisciplinar, bem como planejar o Sprint organizando todo o processo. Na UBISTART o time é composto por:

  • Analista de Negócios: profissional que mais interage com o Product Owner (cliente);
  • Líder Técnico: profissional responsável pelo time de desenvolvimento;
  • Designer UX/UI: faz o layout e usabilidade da plataforma;
  • Desenvolvedores: podem ser frontend, backend e mobile, para desenvolvimento de portais, sistemas e aplicativos.

Na UBISTART, o Scrum Master é um papel divido entre o Analista de Negócios e Líder Técnico, trazendo mais multidisciplinariedade de perfil.


Além do time, as reuniões diárias são essenciais para analisar o que pode ser melhorado, com uma visão clara das etapas para entrega.

Da mesma forma, o feedback garante que os colaboradores possam melhorar habilidades ou enfatizar pontos fortes da execução.


Em resumo, para aplicar a metodologia Scrum em outras áreas, como comercial, marketing, operação da empresa entre outras, é preciso focar em:

  • Interações diárias para analisar problemas e resolver rápido;
  • Entregas e metas curtas (quinzenais) para que o termômetro de resultados e performance possa ser avaliado;
  • Uma equipe com habilidades mistas para alcançar o objetivo em comum;
  • Um gestor principal, para remover empecilhos do time e um profissional que assuma a visão do cliente, a fim de trazer melhorias e dores;
  • Um ambiente transparente onde todos tenham voz, para que a colaboração aconteça de forma fluída.


Gostou da metodologia Scrum? A Ubistart é expert em traçar estratégias para uma metodologia ágil e dinâmica para seu negócio. Fale conosco! Estamos te esperando com a melhor solução!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.