A chegada do Anywhere Office e a importância da TI para a segurança das informações

A chegada do Anywhere Office e a importância da TI para a segurança das informações

Apesar da resistência na adoção do home office, 2020 mostrou que essa seria a única saída para que diversas empresas continuassem suas atividades. 

De fato, a pandemia do novo Coronavírus mudou a realidade de todos, de uma forma preocupante. Mas uma coisa positiva foi possível extrair: tanto empresas como funcionários, mais conservadores, perceberam que é viável trabalhar fora do escritório, entregando bons resultados. 

As mudanças foram tão significativas, que já existe um movimento voltado para o modelo anywhere office. A ideia é moderna e cheia de vantagens, mas é preciso estar atento à importância da TI para garantir a segurança da informação. 

Entenda mais sobre o assunto, acompanhando os tópicos que separamos: 

  • O que é anywhere office? 
  • Como a TI pode ajudar nesse modelo 
  • Vantagens do anywhere

O que é anywhere office? 


Por conta da pandemia, as relações de trabalho se tornaram mais seguras adotando o regime home office. 

Esse modelo, que surgiu como uma alternativa de urgência, demonstrou benefícios se consolidando em muitos negócios. Porém, por que se limitar ao espaço de casa se é possível trabalhar de qualquer lugar? 

Pois, esse é o conceito do anywhere office. A tradução do termo já indica que se trata de um “escritório em qualquer lugar” e seu objetivo é expandir ainda mais o trabalho remoto, dentro de uma cultura de trabalho flexível. 

Assim, o colaborador pode fazer suas atividades de qualquer lugar, tendo liberdade para se deslocar, fazer viagens, estar em espaços colaborativos etc. 

Vale lembrar que, com o maior número de imunização da população, através das vacinas, o deslocamento tende a ser maior, já que as medidas de restrições têm sido flexibilizadas. 

Como a TI pode ajudar nesse modelo 


O modelo anywhere office é atrativo e possui muitos benefícios. No entanto, essa modalidade apresenta alguns desafios, sobretudo para as empresas que precisarão se preocupar ainda mais com a segurança da informação. 

Dessa forma, é imprescindível que a TI da empresa esteja preparada para lidar com as vulnerabilidades desse cenário. 

Para que esse modelo de trabalho funcione, com segurança, será preciso adaptar os protocolos e fortalecer os processos de cibersegurança, de maneira geral. 

Sem falar que, será preciso obter ferramentas que promovam um serviço de gerenciamento eficiente, bancos de dados e opções de recuperação de arquivos por backups, através de bons serviços de uma empresa de software.

É importante que a TI também esteja preparada com soluções que promovam o controle do uso de sistemas e dispositivos, estabelecendo níveis de hierarquia entre as permissões de acesso. 

Vantagens do anywhere

Empresas que possuem uma cultura flexível proporcionam ambientes de trabalho muito mais leves e satisfatórios. Com o anywhere office não é diferente, visto que ele possibilita trocas de experiências muito mais ricas. Veja as principais vantagens: 

  • Reduz o estresse; 
  • Aumenta a satisfação e produtividade dos colaboradores;  
  • Permite o crescimento cultural e networking; 
  • Proporciona economia com gastos de infraestrutura; 
  • Ajuda a empresa a reter talentos de qualquer lugar. 

Assim, o anywhere office demonstra ser a mais nova tendência do mercado de trabalho, sendo uma boa opção para empresas e colaboradores. 

O importante é estar atento aos desafios do modelo, que inclui tanto a segurança da informação, como opções que garantam boa estrutura de trabalho para os funcionários. Assim, é possível unir bem-estar, produtividade e contemporaneidade na empresa. 

Sobre esses e outros assuntos, continue acompanhando as postagens em nosso blog

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.