Bairros inteligentes e o uso de tecnologia

Bairros inteligentes e o uso de tecnologia

Atualmente, as pessoas desejam uma perspectiva de moradia muito mais completa, garantindo bem-estar e qualidade de vida no seu ambiente residencial. Foi a partir dessa grande demanda que surgiram os bairros inteligentes: agrupamentos formados a partir do uso de tecnologia para a transformação do ambiente urbano. 

Quer saber um pouco mais sobre como eles funcionam? 

Então vem com a gente!

O que são bairros inteligentes?

Os bairros inteligentes são conglomerados urbanos baseados nas Smart Citys, porém com uma proporção reduzida. Para isso, eles utilizam a estrutura disponível de forma a potencializar um estilo de vida mais sustentável e eficiente através do planejamento prático atrelado à gestão social e a utilização de tecnologias. 

De maneira geral, esses bairros aproveitam toda a sua infraestrutura para gerar uma maior comodidade, interação e principalmente: maior segurança para os moradores. Com isso, eles se tornam algo muito maior que um simples complexo residencial, já que em seu funcionamento temos inseridas também atividades comerciais, espaços de lazer e até mesmo centros industriais.

Esse tipo de complexo residencial costuma influenciar todo o ambiente à sua volta pois tornam-se referência econômica no ambiente em que estão inseridos. 

Como os bairros inteligentes funcionam?

Antes de mais nada, precisamos entender que um bairro inteligente é formado a partir de um planejamento prévio realizado por uma equipe de profissionais especializados no assunto. Com isso, temos a atuação desde arquitetos, até engenheiros, urbanistas e profissionais da automação.

Dessa forma, podemos concluir que a origem desses bairros acaba acontecendo de maneira totalmente diferente de outros complexos residenciais que surgem a partir de um aglomerado de pessoas, sem um planejamento ou infraestrutura pré-estabelecida. 

Segurança, acessibilidade e tecnologia

Um dos pontos mais questionados quando estamos procurando um bairro para nos estabelecer é sobre a segurança e acessibilidade deste local. É por esse motivo que um bairro inteligente costuma se destacar em termos de qualidade de vida, já que, com a aplicação das tecnologias corretas, conseguimos formar um complexo residencial com alta acessibilidade e excelentes condições de segurança.

Tudo isso utilizando a tecnologia a nosso favor. Algumas das possíveis aplicações são:

  • Tecnologia de Reconhecimento Facial: assim conseguimos realizar o controle das pessoas que estão acessando o bairro, bem como o reconhecimento de placas de veículos e de potenciais riscos que possam ser trazidos pelo ambiente externo;
  • Maior conectividade: para garantirem uma maior acessibilidade em termos de conexão, existem muitos bairros inteligentes que contam com o fornecimento de uma rede segura e estável para seus moradores; 
  • Centro de Controle de operações: assim todos os dados obtidos através do processamento de imagens conseguimos monitorar e gerenciar diversas situações que acontecem dentro do complexo residencial. Existe a possibilidade ainda de que esses centros de operações sejam conectados com empresas de segurança ou até mesmo com o próprio sistema de segurança militar da cidade em que o bairro está inserido.
  • Energia Solar: por fim, temos o fornecimento de uma maior qualidade de vida a partir da utilização de tecnologias renováveis em estruturas planejadas do bairro, como em postes de luz e nos próprios terrenos residenciais, promovendo a economia nas contas de energia tanto de forma individual quanto no meio coletivo.

Por que morar em um bairro inteligente?

O mundo é uma máquina de transformações e a todo momento estamos suscetíveis às consequências trazidas por essas mudanças. Os bairros inteligentes realizam a utilização segura da tecnologia para a promoção do bem estar social. 

Dessa forma, ao escolher morar em um local como esse, podemos estar fornecendo maior conforto e qualidade de vida para as nossas famílias de maneira geral. Além disso, devemos entender os bairros inteligentes como o futuro da urbanização, ao utilizar inteligência artificial, materiais inteligentes e técnicas avançadas de arquitetura e construção civil para a formação de um complexo residencial capaz de superar as expectativas de seus moradores.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas principais dúvidas acerca dos bairros inteligentes. 

A Ubistart tem como objetivo utilizar as tecnologias de softwares para gerar impactos positivos em projetos de diversas áreas de aplicação. Caso você queira sabe um pouco mais sobre a utilização da tecnologia na construção civil e na promoção de segurança e acessibilidade no dia-a-dia, entre em contato com a gente!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.