BIM: o que é e como essa tecnologia pode ser aplicada na construção civil?

BIM: o que é e como essa tecnologia pode ser aplicada na construção civil?

O mercado da construção civil é um setor que passa por constantes transformações tanto no Brasil, quanto no mundo. Entretanto, podemos utilizar essas mudanças a nosso favor através da construção de empreendimentos modernos, com menores custos de desenvolvimento, maior aplicabilidade e atendimento às demandas do público. É por esse motivo que a tecnologia BIM na construção civil vem sendo amplamente estudada.

Quer entender o que é BIM e como você pode trazer benefícios aos seus empreendimentos através dessa tecnologia? Então vem com a gente!

O que é BIM?

De maneira geral, podemos dizer que o BIM é o processo de desenvolvimento de um empreendimento em sua forma digital, acompanhando a construção desde o seu planejamento até o processo de montagem das estruturas. O termo BIM nada mais é que a abreviação de Building Information Modeling e que pode ser traduzido como Modelagem de Informação da Construção. 

O BIM é uma tecnologia extremamente relevante no mercado da construção civil, pois é capaz de prever diversos problemas ou empecilhos que possam surgir no decorrer da obra. Isso acontece pois esse sistema é na verdade um instrumento de gestão da obra, onde um grande número de profissionais conseguem trabalhar simultaneamente no projeto, adicionando um arsenal de novas informações que ficarão armazenadas neste modelo. 

Por que utilizar a tecnologia BIM? 

Um ponto de destaque na modelagem de informação para o futuro da construção civil é que parâmetros que antes seriam observados apenas através das linhas em 2D, agora, podem ser analisados pelo projetista através de estruturas, dimensões e perspectivas exatas da construção. 

Além disso, a tecnologia também consegue prever fatores como a quantidade de materiais e insumos necessários, bem como o tempo médio do desenvolvimento do projeto a partir da alimentação do sistema com os dados do empreendimento. De acordo com Sílvia Araújo, Doutora em Engenharia Civil pela UFF, a aplicação do BIM na construção civil consegue realizar cortes de até 5% em relação aos prazos e custos da obra que.

Podemos citar também benefícios como o aumento da produtividade devido a grande comunicação existente entre os profissionais em um único sistema. Dessa forma, temos as considerações tanto de um engenheiro civil, como de um arquiteto e um designer de interiores, todos no mesmo espaço, colaborando assim para o aumento da qualidade do empreendimento. 

Enquanto líder de uma construção, podemos perceber que existem inúmeros benefícios na aplicação de modelagem da informação nos processos de construção civil, que vão desde a questões de orçamento, até a prevenção de danos à obra e ao aumento da capacidade de trabalho. 

Como aplicar o Building Information Modeling na construção civil?

O BIM é uma plataforma digital completa para a integração de informações pertinentes no processo de construção de um empreendimento. Ainda há muita gente que acredita que plataformas que utilizam ferramentas 3D como o Autodesk possa ser considerado como um Building Information Modeling, entretanto, não é bem assim que funciona. 

Como dito anteriormente, o BIM consegue integrar diversos aspectos da construção que estão além do desenho do empreendimento. A adoção dessa tecnologia no Brasil já é um destaque ao redor do mundo, já que somos um dos primeiros países a desenvolver uma legislação própria para a aplicação desse sistema de maneira autônoma. 

Trata-se da chamada estratégia BIM BR. É um projeto que possui como objetivo traçar técnicas, guias e protocolos, bem como difundir a utilização dessa tecnologia e criar uma biblioteca nacional para os dados coletados através da modelagem. Esse projeto somente será construído em 2028, entretanto, já podemos ver uma grande mobilização do mercado de construção civil brasileiro para a aquisição dessa tecnologia.

Afinal, qual mestre de obras não sonha em ter um BIM, certo?

É por esse motivo que a Ubistart tem como objetivo auxiliar você a aplicar o Building Information Modeling em seus projetos de empreendimentos. Somos uma empresa de referência no desenvolvimento de softwares para os mais diversos ramos de atuação, inclusive a construção civil.

Juntos, podemos descomplicar o planejamento e a manutenção de obras de maneira autônoma, utilizando apenas a tecnologia da informação a nosso favor. Logo, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para te ajudar a compreender o que é o BIM e como essa tecnologia pode gerar grandes benefícios para a projeção de novos empreendimentos. 

Caso você deseje conhecer um pouco mais da sua tecnologia e como adaptar as suas necessidades a essas grandes soluções tecnológicas, não perca tempo! Contate agora um dos especialistas da Ubistart e esteja por dentro do futuro da construção civil.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.