Business Partner: qual sua importância na empresa

Business Partner: qual sua importância na empresa


Um dos principais desafios das organizações consiste em engajar seus colaboradores, alinhados à mesma direção de resultados e qualidade de vida. 


Isso porque, devido à falta de assertividade na comunicação entre os setores, costumam ocorrer diversas falhas na gestão. 


Como o RH tem um papel cada vez mais estratégico nas empresas, surgiu o Business Partner. Um profissional que tem a finalidade de estreitar os laços entre as áreas de RH e negócios, desempenhando um papel fundamental para um bom relacionamento e eficiência na gestão. 


Neste post, saiba o que é o Business Partner, qual a sua importância e como ele ajuda em estratégias mais assertivas na empresa.


Veja o que você vai encontrar:

  • O que é Business Partner? 
  • Atribuições do Business Partner
  • Importância para a empresa 


O que é Business Partner? 


O conceito de Business Partner surgiu no fim da década de 80, com a idealização do professor da Universidade de Michigan, Dave Ulrich, no livro Human Resources Champions.


O livro trata, justamente, da aproximação das atividades de RH, gestão de pessoas do negócio, trazendo assim, lógica de um parceiro de negócios. 


Dessa forma, esse é um profissional responsável pelo alinhamento entre as equipes de negócio e de RH da empresa. 


O principal objetivo desse profissional é conhecer toda estrutura operacional do negócio, para atuar de maneira estratégica, aprofundando-se não só no conhecimento técnico. 


O Business Partner também é visto como um consultor interno, que atua além dos processos operacionais e foca nas pessoas. Assim, ele está relacionado aos aspectos fundamentais das estratégias de administração atuais, sendo eles a inovação de processos e gestão estratégica de RH.


Atribuições do Business Partner


Os profissionais de Business Partner são os responsáveis por oferecer um diagnóstico da empresa, atuando com alta gestão e desenvolvimento dos negócios. Dessa forma, eles analisam tanto a gestão de pessoas como os resultados financeiros que são obtidos. 


Entre as principais atribuições, estão:

  • Conduzir o processo seletivo;
  • Apontar soluções;
  • Fomentar a capacitação da equipe;
  • Atuar como suporte;
  • Apoiar e ajudar na gestão de pessoas;
  • Analisar as demandas e as métricas;
  • Aconselhar diretores, gestores e líderes, de acordo com a análise do negócio;
  • Propor políticas de alinhamento entre RH e Negócios;
  • Rever planejamentos;
  • Estimular uma boa cultura organizacional;
  • Oferecer feedback. 


A partir dessas atribuições, fica claro que o papel desse funcionário é fazer uma análise geral da empresa, propondo melhorias que vão desde o clima organizacional aos custos e lucros.


Importância para a empresa 


Ter um Business Partner é de extrema importância para as empresas, pois essa função envolve o papel central para organizações que desejam desenvolver uma gestão estratégica de pessoas. 


Isso porque, a função vai além da simples administração de tarefas, benefícios, contratações e desligamentos. O papel do Business Partner é promover uma integração saudável entre os colaboradores. 


Com isso, fica mais fácil entender, mediar, bem como prevenir conflitos, através da identificação de perfis comportamentais, que podem ajudar no desenvolvimento de um time de alta performance. 


Além disso, a atuação desse profissional serve como um suporte para as lideranças, ajudando em uma gestão assertiva e completa.


Até porque, suas tarefas permitem uma melhor análise da equipe, podendo sugerir melhores programas de valorização e retenção de talentos, a fim de reduzir o absenteísmo, tornar os funcionários mais motivados e voltados para um plano de carreira promissor.


Como consequência, os trabalhos do RH se tornam mais ágeis e assim, a empresa demonstra melhores resultados. 


Continue informado sobre esse, mas também sobre outros assuntos, em nossa página

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.