Como aplicar Design UX na sua empresa

Como aplicar Design UX na sua empresa


O Design UX tem se tornado uma parte cada vez mais importante das empresas que se preocupam em criar boas experiências para os seus usuários, e assim, alavancar as suas vendas no mundo digital.

Aprender sobre a UX não é mais uma área restrita aos designers, devido a sua grande funcionalidade no mundo dos negócios, hoje em dia os líderes das empresas também se preocupam muito em saber como funciona e como aplicar o design de usabilidade (UX).

O UX é extremamente importante para que se possa entender como o público se relaciona com o seu produto, com a sua marca, ou com o serviço que você oferece.

Está na experiência que o consumidor tem com o seu produto, o fato de ele voltar a comprar e indicar ou não a sua solução.

 
Como os projetos de UX são desenvolvidos?

Todos os projetos de UX são desenvolvidos pensando nas pessoas que irão interagir e consumir o determinado produto ou serviço.

Ele compõe um processo que acontece antes, durante e depois da experiência,  tendo como foco o comportamento do usuário em suas experiências reais do seu dia a dia.

Desta maneira, qualquer experiência que aconteça entre o consumidor e o produto, é considerada uma UX.

As pessoas quando se dispõem a interagir com um produto ou com um serviço, estão fazendo algum tipo de investimento nisso, seja através do seu tempo, do seu dinheiro, ou da sua energia e em troca, elas querem ter algum tipo de recompensa.

Para que isso possa acontecer de maneira eficaz, é preciso diminuir esse “custo”, e aumentar o seu retorno.

Para que o design UX possa atingir este propósito, é preciso fazer algumas perguntas para que se possa chegar a criação de uma experiência incrível.

São elas:

  • Quem está envolvido nesta interação?
  • Qual é objetivo que se quer alcançar?
  • Quais são as ferramentas utilizadas nessa interação?
  • Onde está acontecendo esta interação?
  • O que motiva estas pessoas?
  • Como esta interação pode os beneficiar?

 Com as respostas que forem encontradas para estas perguntas, é possível direcionar para a criação de uma experiência incrível para os seus usuários.


Momento da execução

Agora que você já conhece o seu público alvo, e quais são os elementos necessários para criar um UX que lhes proporcionará uma experiência única, é a hora de colocar as ideias em execução.

O desenvolvimento de um UX design precisa envolver a compreensão da prática, e da interação, para que assim uma boa experiência possa acontecer. Para isso, é preciso conhecer detalhadamente os pontos fortes e também os pontos fracos, assim como a restrição das ferramentas disponíveis.


Ferramentas de aplicação

Entenda agora algumas das ferramentas de aplicação que utilizamos internamente na UBI e que também são utilizadas por demais designers UX do mercado:

  • ONBOARDING: processo de imersão com reuniões entre o cliente e a equipe para compreensão da necessidade, concorrentes atuais e informações gerais.
  • BENCHMARKING: Nesta etapa, é realizada uma pesquisa de plataformas de mercado que se aproximem da solução desejada pelo cliente, a fim de servir como referência para insights positivos e negativos.
  • PERSONA E MAPA DE JORNADA : As personas são criadas para aprofundar os perfis de uso da solução digital, somada a construção de jornadas que estas personas poderão fazer dentro da solução, facilitando a identificação das funcionalidades necessárias para aumentar a experiência de usuário.
  • MAPA DE FUNCIONALIDADES: O mapa de funcionalidades – ou fluxograma – é uma forma gráfica de representar a estrutura da solução, suas telas e a relação que cada funcionalidade/página tem com as outras.
  • LAYOUT: O layout é construído com base nas etapas anteriores, a fim de criar uma interface que se comunique de maneira eficiente, transparecendo os valores que a empresa deseja.

Como aplicar Design UX na sua empresa

Para que você possa aplicar UX no seu negócio, é necessário que você pense como um designer UX, para isso é importante que você esteja sempre aberto a aprender sobre tudo o que está ao seu redor, ser altamente empático com as pessoas, e procurar se manter sempre curioso sobre as necessidades das pessoas.

Para isso, é muito importante que você aprenda e pergunte mais sobre as pessoas que utilizam o seu produto ou serviço, entenda como você pode criar as interações e quais são as restrições, coloque sempre em primeiro lugar o seu público alvo no desenvolvimento do UX.

O UX pode ser um grande diferencial para que um negócio realmente dê certo e atinja um grande público fiel.

Quando você parar para pensar sobre estas questões que envolvem todos os processos para o desenvolvimento da UX, você consegue conhecer mais detalhadamente o seu produto ou serviço, e com isso identificar quais são os pontos fortes para serem focados, e os pontos fracos que precisam ser melhorados.

Desta maneira você pode ter uma interação direta com o seu consumidor final e ouvir o que eles realmente procuram, assim, você pode desenvolver o seu projeto totalmente voltado para o que o seu consumidor procura ter como experiência.

Isso, além de fidelizar o seu consumidor, ainda abre portas para ele faça o marketing para você, compartilhando com outras pessoas a experiências incrível que ele teve com o seu produto. E assim, cada vez mais aumentar o seu público.Agora que você já sabe como aplicar o Design UX na sua empresa, não perca mais tempo. Caso você queira saber mais sobre este assunto, não deixe de baixar o Guia Prático com ferramentas de Design UX que iremos disponibilizar logo logo. Acompanhe nosso blog!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.