Como aplicar uma metodologia ágil de startup para pequenas e médias empresas

Como aplicar uma metodologia ágil de startup para pequenas e médias empresas


Considerar uma maior atenção à velocidade que poderá ser depositada nos processos de uma startup pode ser de grande valor na hora de medir o seu sucesso ou até mesmo fracasso – e isso se refere à adoção de uma metodologia ágil!

Na verdade, uma decisão que pode ser substancialmente importante para o seu negócio refere-se automaticamente em uma caracterização de sua metodologia de trabalho.

Questões como poderá funcionar o seu fluxo de demandas, o que é possível fazer para realizá-las de forma assertiva e outros pontos são extremamente pertinentes na hora de garantir bons resultados.

Diante de todos esses aspectos, a adoção de uma metodologia ágil, como por exemplo, Scrum ou Extreme Programming – XP poderá ajudar sua empresa a seguir no caminho certo.

O grande ponto que merece destaque diante de tudo isso é que quando abordamos o contexto de processo ágil, muitos empreendedores se sentem um tanto desconfortáveis ou confusos.

Isso porque ainda existem muitas dúvidas recorrentes sobre essa metodologia e as melhores maneiras acerca da sua aplicação.

Mas, se você se identifica com esse grupo de pessoas, saiba que essa é uma percepção equivocada acerca desse assunto, uma vez que um ciclo mais veloz de validação não requer grandes dificuldades, mas sim é uma maneira de sanar burocracias e facilitar os processos.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender como fazer sua startup entrar nos trilhos do sucesso de uma vez por todas? Então continue lendo mais sobre isso a seguir!

Aproveite também para obter mais informações no artigo Como tirar seu projeto de software do papel e tenha maior embasamento sobre as etapas do seu projeto também!


A iteração é considerada um dos principais pilares da metodologia ágil

Uma característica que permite definir substancialmente a metodologia ágil refere-se ao conceito denominado como iteração.

Iteração tem como significado algo em torno da repetição, ou seja, no conceito de metodologia ágil entende-se que parte do princípio que se pode passar por um processo de desenvolvimento repetidas vezes.

Com isso, se cria a oportunidade de agregar melhoramento e aperfeiçoamento em cada uma das passagens do processo – em cada iteração ou até mesmo em cada versão proposta.

Isso pode ser visto como algo mais eficiente de uma maneira geral do que se propor a fazer o processo uma única vez de forma a querer que ele seja o melhor.

Para tornar isso possível, o conceito evidencia ainda que se pode e deve contar com algumas ferramentas.

Diante disso, a prototipagem pode ser a melhor alternativa para se entender e ainda aprimorar de forma assertiva como deverá ser o funcionamento de seu produto.

E isso simultaneamente à procura por eventuais defeitos ou falhas que eles possam apresentar – e isso consiste na possibilidade de não se precisar haver a necessidade de desenvolver um código que seja totalmente funcional.

Com esse entendimento, os problemas poderão ser amplamente corrigidos anda na sua fase de protótipo, evitando que ele acabe sendo transportado para o produto final.


Entendendo quais são as vantagens e desvantagens da metodologia ágil

Vale salientar que um trabalho que seja feito com base na adoção da metodologia ágil permite garantir que se tenha acesso a uma excelente sincronia entre a expectativa do cliente e à sua equipe de desenvolvimento.

Se porventura acontecer qualquer tipo de situação que acabe gerando um imprevisto entre ambas as partes, ele poderá ser sanado a cada iteração.

Algo que acontece quando se trata de um processo linear somente garante uma boa percepção no momento oportuno da entrega – isso poderia ainda gerar uma maior quantidade de retrabalho no final das contas.

Todo esse retrabalho pode trazer uma série de problemas, gerando custos realmente significativos para a sua empresa e até mesmo comprometer o tempo de sua equipe!

Vale destacar que não existe uma única resposta quanto a necessidade e implantação da metodologia ágil em uma empresa! Cada cenário interno poderá orientar essa decisão de uma maneira geral.

Isso porque a sua adoção pode agregar um desenvolvimento muito mais eficiente e rápido, porém, é importante ter em mente que isso depende também de um custo inicial.

Esse custo será destinado não somente ao treinamento, como também é atribuído à mudança nos processos – e por esse motivo é importante que seja feita previamente uma análise de caráter individual!

Se você considera que atualmente a sua empresa está tendo um bom funcionamento, pode ser que por enquanto não exista uma grande necessidade de atribuir uma mudança como essa.

Porém, se o cenário é diferente, e a sua empresa está encontrando uma série de dificuldades de priorização de suas funcionalidades, bem como lidar com estimativas de prazos e até mesmo problemas que estejam comprometendo a qualidade, a situação pode ser diferente!

Nesse cenário, pode ser bastante válido considerar sim dedicar esforços de forma a consolidar a adoção da metodologia ágil para reverter possíveis frustrações em seu processo de atendimento.

Procurar ao máximo ouvir seu público, bem como suas dores e anseios pode ser o melhor caminho, uma vez que adotar um ciclo rápido de validação e também continuidade, eliminando eventuais burocracias, pode ser um caminho de sucesso.

Agora que você já sabe mais sobre metodologia ágil, aproveite também para conferir o conteúdo do artigo O que é metodologia ágil e porque isto pode ajudar na sua empresa.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.