Empresa de desenvolvimento de software, como contratar uma?

Empresa de desenvolvimento de software, como contratar uma?

Antes de iniciar este artigo, vamos deixar o nosso contato, caso você esteja procurando uma empresa para fazer um orçamento do seu projeto de software. Pois, podemos tirar suas dúvidas sobre como contratar uma empresa de desenvolvimento e deixá-lo seguro para dar um próximo passo em sua empresa.

Entre em contato clicando neste link e logo nossa equipe lhe retornará!

Agora, vamos ao artigo!

Quando estamos em um momento de implementar um novo software, aplicativo, sistema ou portal em nossa empresa, ainda pairam dúvidas sobre as opções que temos para resolver nosso objetivo.

Paramos para analisar se é melhor contratar um time de desenvolvimento, comprar ou assinar um produto de mercado com limitações ou contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares 100% customizados.

O primeiro ponto é que, montar um time de desenvolvimento vai demandar um conhecimento técnico elevado do RH para contratar bons perfis, além do tempo para treinar a equipe e esta ser produtiva nas entregas.

Já um sistema pronto de mercado, que resolverá uma dor de algum setor da empresa, acaba em muitos casos, sendo dois extremos: ou possui poucas funcionalidades ou funcionalidades excessivas e que não resolvem.

Isso, sem levar em conta a baixa customização do sistema (ou até nenhuma, em muitos casos) para resolver problemas em processos específicos da empresa, que só serão resolvidos de uma forma que esteja dentro da realidade do negócio.

Enfim, quando existe a contratação de um sistema/software de mercado, o software não se adapta aos processos da empresa e sim, o contrário: o software do mercado já está pronto e o seu processo é que deve se adaptar.

Por isso, em casos de empresas com processos mais complexos, uma solução customizada de desenvolvimento de software pode ser a melhor opção para a organização e uma fluidez mais eficiente das atividades.

Então, para lhe ajudar com a terceira opção, que é desenvolver um software sob medida, preparamos este artigo com os seguintes tópicos:

  • Qual o melhor momento de contratar uma empresa de desenvolvimento 
  • Etapas da contratação
  • O que deve pesar na sua escolha

Qual o melhor momento de contratar uma empresa de desenvolvimento 

Como comentamos anteriormente sobre a decisão de montar um time de desenvolvimento ou contratar um software de mercado/prateleira, antes de tudo, você precisa identificar se está preparado para contar com um fornecedor especializado.

Quando conversamos com potenciais clientes, uma das perguntas que sempre fazemos é se a empresa já fez uma pesquisa de mercado profunda e identificou se há alguma solução de mercado pronta que já resolva sua dor.

Em alguns casos, já sabemos que não há, principalmente quando essa empresa quer criar um software para um processo muito customizado ou, até mesmo, para um novo modelo de negócio.

Caso a empresa também queira comercializar esse software ou o foco dele é uma estratégia importante dentro do negócio,  nesses casos, a saída ainda é um software customizado.

Abaixo deixamos alguns questionamentos que fazemos ao nosso potencial cliente, a fim de ajudá-lo a entender o momento em que existe aquela demanda ou oportunidade específica:

  • Há alguma solução de mercado que resolva seu problema?
  • Você conhece as diferenças de valores entre contratar uma solução de mercado e fazer uma 100% customizada?
  • Essa solução que você quer desenvolver possui um ROI (retorno sobre investimento) claro? Ou seja, digamos que você vai investir, por exemplo, 300 mil reais. Em quanto tempo este investimento vai retornar para você quando o software estiver funcional?
  • Qual a prioridade deste projeto para a companhia? É apenas uma análise de viabilidade ou é uma dor muito crítica que faz a empresa perder dinheiro?

Agora, para a empresa que decide montar um time interno, as perguntas são mais objetivas e acabam se baseando em duas grandes dores, que motivam a procurar uma empresa de desenvolvimento de software:

  • A empresa tem experiência na contratação de desenvolvedores?
  • A empresa tem experiência na gestão de times de desenvolvimento?
  • A empresa está com muita demanda e precisa achar um parceiro para apoiar nas atividades com gargalo operacional?

Após considerarmos estes pontos críticos, também analisamos o tamanho do projeto, pois se houver a necessidade de mais de mil horas de trabalho, um profissional freelancer não dará conta.

Assim, dentro de toda esta análise e das necessidades do negócio,  enxergamos que é o momento de procurar uma empresa especializada em desenvolvimento de software customizado, como a Ubistart.

Mas, em alguns casos, também damos suporte em sistemas já existentes e, este assunto você pode conferir em outros artigos aqui do nosso blog:

Etapas da contratação

No processo de contratação de uma fábrica de software, é necessário passar por algumas etapas que lhe guiarão em uma escolha mais adequada ao que sua empresa realmente precisa.

É importante um primeiro contato com algumas empresas selecionadas, assim você poderá conhecê-las um pouco mais e verificar se elas trabalham de acordo com sua linha de pensamento.

Por exemplo, há empresas que atuam apenas em escopo fechado e outras que atuam apenas em escopo aberto. Aqui, a Ubistart atua nas duas modalidades e você pode ver abaixo a diferença dos dois modelos:

Projetos no modelo de escopo fechado: A fábrica de software precisa cumprir um macro cronograma e orçamento, com baixa flexibilidade de mudança durante a construção da ferramenta. Além disso, haverá multas caso atrase a entrega.

Projetos no modelo de escopo aberto: A fábrica de software precisa cumprir entregas a cada duas semanas (sprint) seguindo a metodologia ágil como processo de desenvolvimento.

Porém, não há um cronograma macro, pois como há uma flexibilidade para mudança de escopo durante o desenvolvimento, a fábrica de software oferece a opção de alocar um de time de desenvolvimento e não um escopo definido para ser cumprido.

Escolhendo o melhor modelo

Com este entendimento e compreendendo sua cultura de contratação ou da empresa, saberá o modelo que se enquadra melhor. Assim como há grandes corporações, rígidas no modelo de contratação, também há empresas mais flexíveis.

Essas empresas, acabam buscando um fornecedor de software mais maduro e que transmita confiança para atuar no modelo de escopo aberto, fazendo todas as entregas nos prazos combinados.

Por fim, agora é entender bem como é o processo da empresa em cada um dos modelos, seja escopo fechado ou aberto, buscando formalizar juridicamente para evitar problemas futuros.

Após a decisão, é hora da empresa escolhida realizar um diagnóstico e entender o que pode fazer para atender à sua necessidade e de seus clientes, como por exemplo, se é preciso trabalhar no desenvolvimento de aplicativo.

As fases que se seguem são o planejamento, incluindo todas as metas, a criação de um protótipo para a realização de alguns ajustes e, em seguida, o início do desenvolvimento.

Concluída essa parte, o software passa para a fase de publicação, sendo que, dependendo da necessidade, ele pode ser disponibilizado inicialmente de forma limitada, para a verificação de possíveis falhas.

É claro que o trabalho não para por aí e os fornecedores de software devem oferecer um suporte constante, a fim de que as funcionalidades do sistema continuem respondendo de forma positiva.

O que deve pesar na sua escolha

Antes de contratar uma fábrica de sistemas, você deve levar alguns pontos em consideração, como o propósito do software a ser desenvolvido e as empresas que se encaixam com ele.

A definição do orçamento disponível também é importante, pois você pode descartar as empresas que estão além do que você pode gastar. Também é bom definir se é melhor trabalhar com o pacote fechado ou escopo aberto.

Outro ponto chave é que a conversa com a empresa não envolva apenas a tecnologia como assunto, pois, é preciso que ela também tenha uma visão de negócio. Assim, entregará um produto que vai se destacar no mercado.

O mundo dos negócios exige cada vez mais das empresas. Decerto, é preciso oferecer experiências marcantes aos clientes e uma fábrica de software deve entender de estratégias de mercado.

Conheça a Ubistart!

A Ubistart desenvolve soluções personalizadas e que estão inseridas em uma cultura de inovação que faz parte da filosofia da empresa. Temos uma equipe de estudos sobre o futurismo e também laboratórios de melhorias.

Em primeiro lugar, enxergamos que, dentro da nossa cultura está o comprometimento com nossos clientes e por isso procuramos entregar soluções de software que impactam positivamente.

Está difícil encontrar a melhor alternativa para desenvolver a solução que você precisa? Nós somos a empresa que pode resolver o seu problema! Entre em contato e fale com um de nossos consultores comerciais.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.