Como o uso de Inteligência Artificial vem transformando a Área do Direito

Como o uso de Inteligência Artificial vem transformando a Área do Direito

A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum. Mesmo que a gente não perceba, a IA está presente no nosso dia a dia – no bate-papo ao vivo em um site de comércio eletrônico, reconhecimento facial que desbloqueia nosso telefone ou na recomendação de motorista para uma viagem Uber.

Os algoritmos preditivos orientados por IA influenciam tudo, desde recomendações de produtos da Amazon (por exemplo, “clientes que compraram este item também compraram”) até o que você vê no seu feed do Twitter e quais anúncios do Google aparecem quando você pesquisa.

Tendo isso em vista, apesar da longa hesitação do setor jurídico em adotar novas tecnologias, a IA também está começando a deixar sua marca nos escritórios de advocacia. Neste caso, o seu uso pode oferecer eficiência significativa e economia de custos, ajudando a automatizar tarefas rotineiras, como pesquisa e análise jurídica, gerenciamento de documentos e cobrança.

Neste artigo, vamos explorar como a IA vem transformando a área do direito, a partir dos seguintes tópicos:

  • Como os advogados podem usar a IA em escritórios de advocacia?
  • O que é o E-Discovery e como utilizar
  • A IA na pesquisa jurídica
  • Gerenciamento e automação de documentos
  • Due Diligence com Inteligência Artificial
  • Porque usar um software para análise de litígios

Como os advogados podem usar a IA em escritórios de advocacia?

O setor jurídico, atualmente, usa a IA em muitos aspectos de seu trabalho. A inteligência artificial em escritórios de advocacia pode não ser explicitamente perceptível, mas ajuda advogados e paralegais a fazerem melhor seu trabalho.

Especificamente, a IA em escritórios de advocacia ajuda os profissionais jurídicos a transformar a prática do Direito, de forma a colocar os clientes em primeiro lugar, dando uma atenção maior ao seu assessoramento.

Isso ocorre porque, ao otimizar alguns processos utilizando a Inteligência Artificial, o profissional pode se ocupar mais do atendimento aos seus clientes, ao invés de gastar uma grande quantidade de tempo com serviços burocráticos.

A seguir, veremos algumas das maneiras pelas quais os advogados podem tirar proveito da Inteligência Artificial em seus escritórios:

O que é o E-Discovery e como utilizar

A forma mais simples e comum de IA no direito é o E-Discovery, ou seja, o processo de escanear dados eletrônicos, a fim de obter informações relevantes, não privilegiadas, sobre um caso ou reclamação.

O software de descoberta eletrônica permite que os advogados digitalizem documentos usando termos de pesquisa ou parâmetros específicos, como datas ou localização geográfica.

Como resultado, os profissionais obtêm respostas quase instantâneas, o que é significativamente mais rápido do que digitalizar cópias impressas. Esse tempo extra permite que os advogados descubram informações mais relevantes. 

A IA na pesquisa jurídica

Semelhante à aplicação de E-Discovery, a pesquisa jurídica com tecnologia de IA permite que profissionais jurídicos digitalizem e pesquisem rapidamente grandes bancos de dados de regulamentações, estatutos, áreas de atuação, jurisdições, jurisprudências e muito mais.

Com o software de pesquisa jurídica, os advogados podem coletar dados e ajudá-los a entender os precedentes. A realização de pesquisas mais abrangentes em velocidades mais rápidas economiza tempo dos advogados e dinheiro dos clientes.

Gerenciamento e automação de documentos

Embora os escritórios de advocacia continuem se afastando dos documentos em papel, o armazenamento eletrônico de documentos apresenta desafios semelhantes ao armazenamento de documentos impressos.

Apesar de os registros eletrônicos ocuparem menos espaço físico, classificar e encontrar documentos ainda é um desafio que, hoje, já recebe um auxílio de softwares específicos que utilizam a Inteligência Artificial.

Usando a funcionalidade de marcação e criação de perfil, um software de gerenciamento de documentos, orientado por IA, pode armazenar e organizar arquivos legais, incluindo contratos, arquivos de casos, notas, e-mails etc, de uma forma mais fácil de encontrar. 

Dessa forma, as soluções de gerenciamento de documentos também permitem privilégios de identificação e check-in/check-out para manter o controle e a segurança da versão. Além disso, esse tipo de software pode se conectar a outros sistemas, como o Microsoft Office, para compartilhar arquivos facilmente com outras pessoas. 

Além disso, a automação de documentos ajuda os escritórios de advocacia a criarem arquivos, usando modelos inteligentes. Assim, os profissionais jurídicos podem preencher automaticamente os campos do formulário diretamente dos registros de casos para os modelos, economizando tempo e esforço.

Visto isso, a automação de documentos legais fornece um processo centralizado e eficiente para a produção de cartas, acordos, moções, pleitos, contas, faturas e outros documentos legais que fazem parte da rotina jurídica.

Due diligence com Inteligência Artificial

A realização de due diligence geralmente exige que os profissionais jurídicos revisem um grande número de documentos, como contratos, por exemplo. Assim como em outros desafios relacionados a documentos, a IA pode ajudar os profissionais jurídicos a realizarem uma revisão mais rápida.

Neste sentido, uma solução de due diligence baseada em IA pode extrair documentos contendo uma cláusula específica, além de também poder detectar variações ou alterações nos documentos.

E sabe qual a melhor parte? A IA pode analisar documentos em segundos. Embora ainda seja recomendado ter uma revisão humana dos dados, os advogados podem se beneficiar da redução drástica do esforço manual de revisão de documentos.

Porque usar um software para análise de litígios

Determinar a viabilidade de litígios ou quantificar o valor de uma ação requer uma extensa análise de casos de abertura de precedentes. Um software de análises com IA pode revisar rapidamente esses precedentes e ajudar os profissionais a redigirem documentos mais precisos e apropriados com base nesses dados.

Com todas essas informações acima, podemos ver o quanto a área jurídica pode ser beneficiada por novas tecnologias, principalmente a Inteligência Artificial.  Portanto, é interessante estar por dentro das mudanças tecnológicas nessa área e adotar o que estiver ao alcance, para estar preparado para a revolução que já vem acontecendo em diversos segmentos.
Para isso, a Ubistart está sempre trabalhando em conjunto com diversas empresas que buscam a transformação digital e a participação na atual mudança tecnológica pelo qual o mundo está passando. Quer transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.