Como um chatbot pode ajudar o seu negócio digital

Como um chatbot pode ajudar o seu negócio digital


Em um mundo cada vez mais veloz, a comunicação rápida e eficaz tem sido priorizada. Para atingir essa velocidade, os chatbots têm modificado a relação entre as empresas e seus clientes.


Esse formato de interação atende uma mudança cultural, em que quase não se utiliza ligações para a comunicação com clientes e sim mensagens em aplicativos.


De acordo com um estudo da Nielsen, as pessoas gastam 85% do seu tempo utilizando, em média, 27 aplicativos por mês. Isso mostra como as interações caminham para mecanismos digitais.


Nesse contexto, os chatbots podem ajudar interagindo rapidamente e contribuindo para a fidelização de clientes e para redução de custos. Contudo, os resultados positivos irão depender de uma estratégia bem definida, tanto da parte técnica como da configuração de linguagem, utilizada nas conversas.

Quer entender quais as vantagens de um chatbot para seu negócio? Continue a leitura e veja conteúdo que separamos:

  • O que são os chatbots?
  • Como podem ser utilizados
  • Vantagens dessa tecnologia 
  • Como criar um chatbot


O que são os chatbots?


“Chat” significa conversa e “bot” robô. Logo, um chatbot é um robô capaz de interagir com as pessoas. 


Tratam-se de softwares que estabelecem conversas, dentro de plataformas e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Messenger, por exemplo. 


Esse recurso pode ser desenvolvido em regras ou inteligência artificial, podendo estabelecer conversas efetivas nos dois tipos de mecanismos. Veja como funcionam:

  • Regra: os comandos são escolhidos previamente, com fluxos de navegação definidos. Assim, são mais limitados, pois se o usuário digitar uma informação que não se encontra no fluxo, o bot não saberá qual ação deve fazer. 
  • Inteligência Artificial (IA): com a IA, os chatbots conseguem ter um universo maior. Aqui, eles conseguem compreender diferentes tipos de frases da linguagem humana, com a capacidade de aprender mais a cada interação. 


Como podem ser utilizados


Os chatbots podem ser utilizados em diversas finalidades como:

  • Atendimento e suporte ao cliente;
  • Processar grandes volumes de solicitação rapidamente; 
  • Emitir, de maneira automatizada, documentos, como boletos para pagamentos; 
  • Em estratégias de vendas e marketing;
  • Em sistemas de cobrança. 


Vantagens dos chatbots

  • Imediatismo: possui a disponibilidade ideal para garantir respostas rápidas e imediatas. 
  • Personalização: alinha todo atendimento com o tom e voz da marca, mantendo a aproximação com o usuário. 
  • Reduz custos: esse recurso automatiza tarefas, reduzindo custos tanto pela agilidade como pela capacidade de absorver um grande número de tarefas. 


Como criar chatbots


Antes da criação de um chatbot, é preciso analisar o que sua empresa precisa, bem como quais processos podem ser simplificados por um bot e quais são os mais repetitivos.


Com o objetivo definido, o próximo passo é a escolha do canal para interação. O importante é que seja algo familiar para o seu público. 


As questões técnicas precisam estar aliadas com um desenvolvedor, mas o ponto fundamental para o sucesso de um chatbot é a experiência que ele proporciona.


Por isso, é preciso definir se ele será com ou sem IA, estudar os fluxos de mensagem com interações objetivas, claras e completas. Assim, é preciso levar em conta a jornada do usuário, como ele interage e o que ele busca. 


Esse é um trabalho para uma equipe multidisciplinar, contudo a criação de fluxo é muito mais assertiva quando UX Writers, especialistas em criação de chatbot, estão no projeto. Isso porque conseguiram desenvolver uma linguagem ideal para a tecnologia, para o usuário, bem como para os negócios. 


Gostou? Quer criar o seu chatbot também? Então, entre em contato com a Ubistart e receba uma proposta de solução personalizada, criada por uma equipe que pensa em entregar a melhor experiência para seus clientes. 

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.