Como tirar seu projeto de software do papel

Como tirar seu projeto de software do papel

Uma das grandes dificuldades de muitos empreendedores é saber como tirar um projeto do papel. E é aí que uma gestão de projetos se faz necessária! Saiba mais em como tirar seu projeto de software do papel.

Isso foi amplamente difundido no artigo Porque empresas têm dificuldade em tirar ideias e projetos do papel, – Neste conteúdo você poderá também entender melhor sobre metodologia de Sprint e Validação!

Voltando ao contexto inicial, é importante salientar que os primeiros passos certamente podem ser os mais difíceis, mas eles também são considerados os mais importantes de uma forma geral.

Diante disso, é fundamental cercar-se de boas informações e dicas para poder driblar todos os aspectos que agreguem dificuldades e entender como de fato fazer as ideias saírem do papel e virarem realidade.

Afinal, somente ficar sonhando com um determinado projeto não fará com que ele de fato aconteça, não é mesmo? É preciso mais do que isso! E claro, empenho e dedicação para fazer seus projetos serem uma realidade.

No decorrer desse artigo você terá a oportunidade de compreender melhor como definir, idealizar, prototipar, testar e até mesmo medir os resultados acerca do seu projeto e até mesmo saber como a metodologia ágil poderá ser uma aliada!


Projeto de software: Quando se trata de gestão de projetos é importante saber antes o que não irá resolver a sua vida!

Muitos se preocupam com o que devem fazer na hora de considerar um bom processo de gestão de projetos, considerando etapas compostos por agilidade e uma boa validação de negócios.

O grande problema é que não se lembram em refletir e analisar sobre o que não devem jamais fazer!

Muitos empreendedores quando querem tirar um projeto do papel podem ter dificuldades em escolheres os melhores métodos para tornar isso possível.

Veja abaixo alguns exemplos do que você pode evitar fazer na sua empresa:

  • Terceirização: é uma espécie de tentação para poder resolver os problemas e colocar em ação determinados projetos, mas nem sempre entregar a questão na mão de outras pessoas/empresas pode ser a alternativa para ir de encontro à solução. Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você e sua equipe!
  • Comprar produtos prontos: um template que seja feito por terceiros ou até mesmo uma cópia de uma solução que não poderá ser customizada não é uma medida tão eficiente – isso poderá refletir que você não enxerga seu consumidor de maneira realmente única!
  • Desenvolver sem uma boa validação de negócios: para atribuir o desenvolvimento é preciso considerar um bom projeto de gestão de projetos e saber exatamente todos os aspectos necessários. Fazer isso de forma indiscriminada ou sem critérios consistentes poderá atrair mais problemas e engavetar de vez seus projetos!


E como ir de encontro a boas soluções?

Diante de tudo que foi exemplificado no tópico anterior, muitas empresas podem se encontrar em um dilema na hora de tirar seus projetos do papel e fazer com que eles aconteçam!

A resposta para essa questão pode estar associada à validação da ideia! E nesse caso, o primeiro passo é procurar ter certeza de que o seu produto se refere a algo que certamente as pessoas querem.

Isso porque com uma boa estratégia e ainda entendendo os caminhos possíveis para monetizar, tudo que acabará ocorrendo no final das contas é a certeza de que você poderá entregar algo de inquestionável valor aos seus usuários.

Tanto é verdade, que inúmeras ideias que podem até mesmo parecer geniais em um primeiro momento, mas apresentar diversas falhas quando submetidas a um bom processo de validação.

Nesse caso, antes mesmo de se preocupar com questões como identidade visual e outros, é importante considerar um segundo atributo fundamental – prototipar sua ideia!

Rascunhar antes mesmo de se definir uma interface, por exemplo, poderá ser de grande valor para saber quais os melhores caminhos a serem adotados quando o seu projeto estiver prestes a sair do papel.


Testar e medir!

Por fim, é hora de testar e medir seu projeto – um protótipo que possua uma elevada fidelidade pode ser sempre uma excelente alternativa, pois assim você poderá estimular uma experiência muito mais fiel acerca do seu produto em relação ao seu usuário, aproveitando ainda os feedbacks!

O teste de usabilidade é a melhor maneira de promover uma pesquisa realmente ideal – e isso será o primeiro passo para se poder monitorar a experiência de seus usuários e ainda medir a satisfação dos usuários.

Uma forma de poder ir de encontro a tudo isso que foi abordado aqui pode ser contar com empresas que desenvolvem sob medida – isso pode ser uma forma de ter melhores resultados também.

O processo ágil também pode ser importante para compor todos os aspectos de uma boa gestão de projetos – para saber mais sobre isso, confira o artigo O que é Metodologia ágil e porque isto pode ajudar na sua empresa.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.