COVID-19: é hora de se reinventar

COVID-19: é hora de se reinventar


Quais eventos têm a capacidade de mudar a trajetória humana alterando o curso da história?

A Peste Negra no auge dos anos 1353, amedrontou a Europa e abalou sua economia. A Fome e a peste negra foram ainda ampliadas pela longa guerra entre a Inglaterra e França, a Guerra dos Cem Anos. Foi a primeira guerra moderna, um marco no desenvolvimento europeu. No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

Inicia-se às grandes expansões marítimas européias, a busca por riquezas em outras terras fora da Europa. A Revolução Industrial, fortalece o sistema capitalista. Solidifica suas raízes em outras regiões do mundo. O que antes era realizado por artesãos, passa a ser realizado pela máquina. A produção agora acontece mais rápido. 


Mas afinal, o que isso tem a ver com Desenvolvimento de Software? Absolutamente tudo!

A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Dentro de uma economia de mercado, vendem seus produtos para vários países, mantendo um comércio ativo. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real. 

Com o Covid-19, já estamos vendo sinais precoces de uma mudança no comportamento de consumidores e empresas. Por exemplo, o trabalho remoto está sendo incentivado por empresas, sejam elas de tecnologia ou não. E medidas do Governo Brasileiro estão sendo tomadas para que isto seja adotado como um método de trabalho.

Algumas dessas mudanças são respostas diretas e de curto prazo às crises e voltarão a níveis regulares quando o Covid-19 estiver contido. No entanto, algumas dessas mudanças continuarão criando uma interrupção digital de longo prazo que moldará os negócios nas próximas décadas.


Se inovar é preciso, renovar é ainda mais. Quando tratamos de tecnologia, estas duas palavras andam juntas, inevitavelmente. São muitas as referências que nos mostram a importância delas. 

O bilionário Elon Musk – CEO da da Tesla Motors entre outras empresas – ganhou notoriedade devido a seus projetos futurísticos. Carros autônomos, viagens privadas para Marte, conexão entre cérebros e computadores. Disruptivo, inquieto e transformador, Musk prova que o processo de inovar é contínuo e constante. E que a renovação é parte fundamental nisso tudo.

Independente do mercado que o seu negócio atua, ele não para. Estamos em 2020 e esta realidade se aplica a 99,9% dos segmentos atuais. Inovar passou a ser requisito obrigatório para se manter competitivo.


Softwares são peças-chave para o desenvolvimento das empresas. Mantê-los com qualidade é um desafio para muitos gestores. Seja por suas atualizações frequentes ou as mudanças de comportamento do mercado ou da própria empresa, entender seu tempo de vida útil e o quanto ele ainda é rentável exige uma reflexão profunda das lideranças. Muitas vezes, esse pensamento é ignorado pela pressão do dia a dia ou pela confusão do custo x investimento.

Automatizar processos com software, invariavelmente, visam um futuro que parece distante. Ao contrário do pensamento comum, ele tem o foco no agora. O objetivo do software está sempre em solucionar uma dificuldade que as pessoas têm no cotidiano. 

Resolver problemas, ir além, renovar, … encontrou semelhança com projetos de desenvolvimento de software? Este comportamento que promove novas experiências a partir de diferentes formas de solucionar demandas é um ponto em que a inquietude da UBISTART se encontra com a inteligência dos softwares.


E quando é hora de mudar?

Com o renascimento urbano e comercial da Idade Moderna, surgiu para o mundo uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.

É natural a preocupação com performance, com a operação e a continuidade do negócio. Entretanto, tudo isso tem relação direta com o software atual de cada empresa. Acompanhar o desempenho dos sistemas que hoje mantém o negócio das empresas hoje, para entender quando – e se há necessidade de – trocá-lo. 


Todo gestor deve se perguntar: 

  1. Atualmente, o software possui as ferramentas necessárias para resolver os problemas de negócio da empresa com rapidez, segurança e eficiência?
  2. Qual o custo gerado por adequações e manutenção com muita frequência? 
  3. A tecnologia utilizada é compatível com o que o mercado oferece, está apto às tendências e potencializa o seu negócio?

As questões podem ser banais, mas revelam como é preciso estar aberto ao novo, desprendendo-se de estigmas e se posicionar disposto à mudança. 

Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente italianos, portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Só assim foi possível melhorar e encontrar caminhos que gerassem novas oportunidade. Em desenvolvimento de softwares, é importante estar alerta às demandas? sim claro! Mas também é fundamental focar no que realmente trará resultados.


O avanço do ser humano, está intimamente ligado à renovação das formas de fazer as coisas e no ato de apostar no novo como uma opção relevante de progresso. Os números a favor de Musk não mentem e comprovam o quão favorável pode ser esta mentalidade. Para quem pretende crescer e criar produtos que façam a diferença, é fato propulsor se basear na trajetória de referências do mercado, bem como investir em soluções de valor com foco no que promove verdadeiramente o seu negócio.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.