O impacto da cultura no processo de transformação digital

O impacto da cultura no processo de transformação digital


O processo de transformação digital é, inegavelmente, fundamental para o desenvolvimento contínuo de uma empresa. Sobretudo, em um período em que esse processo tem ocorrido tão rapidamente.

Contudo, o que muitas organizações não consideram é que a transformação digital está totalmente ligada à cultura organizacional da empresa.

Isso porque, a cultura da empresa é o suporte básico para qualquer transformação. Ou seja, de nada adianta investir em novos recursos digitais se essa estratégia não estiver alinhada com a cultura organizacional, com as transformações nas metodologias de trabalho e o compromisso com a preparação do time.

Quer entender mais sobre a relação entre a cultura organizacional e o processo de transformação digital? Então acompanhe estes tópicos que separamos:

  • Cultura organizacional e transformação digital
  • A transformação digital pouco diz respeito às novas tecnologias
  • Estratégias para desenvolver a cultura da transformação digital


Cultura organizacional e transformação digital


É comum encontrar empresas em que as regras que geriam o negócio já não se aplicam mais. O que é totalmente normal. Afinal, o mundo está em constante mudança e, a todo momento, surgem novas tecnologias.


Nesse contexto, a transformação digital é fundamental para manter as empresas vivas, visto que através de sua implementação é possível solucionar problemas, automatizar tarefas e obter maior produtividade.


Mas ao contrário do que muitos imaginam, esse não é um processo do futuro em que cabe ao TI implementar novos recursos digitais. Ao contrário: essa é uma transformação que parte da estruturação dos processos organizacionais de todos os setores da empresa.


Por isso, os conceitos de cultura organizacional e transformação digital andam juntos e, dificilmente uma empresa conseguirá acompanhar as tendências da transformação digital se não tiver esse mindset.

A transformação digital pouco diz respeito às novas tecnologias


A transformação digital não está ligada, necessariamente, ao uso de novas tecnologias. Elas são importantes, sim, entretanto são apenas ferramentas de uma mudança que precisa ser estruturada desde o posicionamento estratégico até a entrega de valor à sociedade.


Assim, antes de qualquer passo, a cultura organizacional precisa estar alinhada para garantir que todos os colaboradores terão uma boa experiência com a transformação.


Só dessa forma, será possível extrair os benefícios que a transformação digital proporciona. A cultura da empresa é tão importante para esse processo que representa 75% dos empecilhos para a transformação digital, segundo uma pesquisa feita pela CI&T.

Estratégias para desenvolver a cultura da transformação digital


Antes de qualquer passo, para implementar a cultura da transformação digital é preciso pensar em cultura da inovação. Mas inovar no seu negócio não significa que precisa ter ideias disruptas ou mudanças revolucionários.


Ao contrário, é entender exatamente o que seu cliente precisa, verificar quais são as dores que precisam ser solucionadas e quais são os melhores métodos para isso.


A partir desse entendimento é que a empresa irá se apropriar de novas tecnologias para entregar a melhor experiência para o usuário. Por isso, foque nas expectativas de seu cliente.


E em segundo lugar, busque conhecimento sobre transformação digital, começando a expandir esse conhecimento entre a liderança para integrar toda equipe.


Busque também o trabalho interdisciplinar, em que os departamentos estejam interligados e as equipes busquem o mesmo objetivo, entendendo os processos da mudança organizacional.


E por fim, automatize os processos para que as tarefas repetitivas sejam reduzidas e a equipe esteja mais livre para a criatividade e familiarização das novas tecnologias.


Entendeu como a cultura organizacional impacta na transformação digital da sua empresa? Se você precisa de inovação e resultados eficientes em seu negócio, saiba como a Ubistart pode te ajudar.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.