Escopo aberto ou escopo fechado: qual a necessidade do seu projeto?

Escopo aberto ou escopo fechado: qual a necessidade do seu projeto?


Ao solicitar um projeto da área de TI, de desenvolvimento de software sob demanda, por exemplo, uma das dúvidas mais frequentes é qual tipo de escopo escolher.


Antes de dar qualquer passo à frente, essa pergunta precisa ser analisada e respondida com cuidado, pois poderá impactar no sucesso do projeto elaborado, assim como na experiência do cliente.


O escopo serve para dar um norte ao projeto, para que possa acontecer um acompanhamento da execução, de acordo com o tipo definido.


Mas você sabe a diferença entre os dois tipos de escopo? Qual o melhor para o seu projeto?


Nesse post, colocamos as características do escopo aberto e fechado, quais vantagens e desvantagens de cada um e como escolher o escopo certo para seu projeto.


Veja o que separamos para você:

  • O que é escopo fechado?
  • O que é escopo aberto?
  • Escopo aberto x Fechado: vantagens e desvantagens
  • Como escolher o melhor


O que é escopo fechado?

O escopo de projeto fechado diz respeito a um modelo de contratação mais definido, isso inclui prazo, recursos financeiros e aspectos do projeto.


Nesse modelo, não há possibilidades de alterações no decorrer da execução. O contratante terá no final do prazo delimitado exatamente o que foi acordado com a empresa contratada.


Assim, modificações nesse tipo de escopo são consideradas novos projetos, os quais demandarão outros contratos com valores diferentes.


O que é escopo aberto?


No modelo de escopo aberto, o contratante mostra o problema que precisa solucionar e a solução é construída com ambos os envolvidos (cliente e empresa contratada).


Para esse tipo de escopo, não existem caminhos definidos de maneira rígida. Ao contrário do escopo fechado, é possível adaptar os processos ao longo da execução, ajustando a entrega em etapas com flexibilidade.


Além disso, nesse modelo não existe um custo total previsto ou tempo de entrega. A empresa contratada pode prever pagamentos mensais, quinzenais ou semanais, assim como as entregas.


Dessa forma, o contratante fica livre para adicionar funcionalidades, corrigir erros, mudar o rumo do projeto e testar possibilidades durante o período de execução.


Escopo aberto x Fechado: vantagens e desvantagens para o desenvolvimento de software


Existem alguns fatores que devem ser analisados antes de escolher o tipo de escopo do projeto.


O projeto fechado pode ser uma boa opção em casos que tanto o tempo como o orçamento do projeto estão bem delimitados e não podem ser ultrapassados.


Assim, o contratante passará toda responsabilidade para o desenvolvedor que terá que entregar exatamente o solicitado na data prevista.


Por outro lado, o solicitante precisa entender muito sobre o projeto, tendo experiência para não errar.


O escopo aberto por sua vez, proporciona evolução, possibilidade de corrigir erros, de fazer testes e melhorar o projeto.


Aqui, a construção é contínua e compartilhada, mas a responsabilidade também. Ou seja, se algo der errado, a culpa será dos dois lados.


Nesse caso, custo, tempo e qualidade serão variáveis. De acordo com as necessidades que surgirem.


Como escolher o melhor para o desenvolvimento de software 


Então, qual o melhor modelo? Isso dependerá do momento de sua empresa e do tipo de projeto que busca desenvolver.


Se você tem um valor limitado e já sabe exatamente do que precisa, o escopo fechado atenderá bem.


Contudo, se ainda não delimitou as soluções necessárias, precisa de velocidade no desenvolvimento, com um time ágil e tem a possibilidade de arcar com custos periódicos para a melhoria, o escopo aberto será melhor.


Fazer essa escolha envolve entendimento do momento, das possibilidades financeiras e da solução que precisa.


Por isso, contratar uma empresa séria facilita essa compreensão. A Ubistart te ajuda a entender o tipo de escopo específico para as necessidades de sua empresa.


Entre em contato para saber mais!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.