Disruptura na educação: o que isso tem a ver com empreendedorismo e inovação

Disruptura na educação: o que isso tem a ver com empreendedorismo e inovação

A área da educação afeta, de maneira direta e indireta, muitos aspectos do desenvolvimento social e econômico de um país. Quando essa área se desenvolve, todos se beneficiam; quando ela passa por mudanças, todos são afetados. Por isso, é extremamente necessário falar sobre a disruptura na educação.

Em um dos nossos mais recentes episódios do CorpUpTalks tivemos a oportunidade de entrevistar o convidado Enor Tonolli, gestor do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul  – TecnoUCS, onde ele fala, justamente, sobre a inquietude e o desejo de transformar a realidade à sua volta.

Conheça esta entrevista na íntegra


Nessa conversa, Tonolli expõe de que forma a disruptura na educação já está acontecendo e muitos estão subestimando seus impactos. Abaixo exploraremos um pouco esse fenômeno e sua relação com os temas de empreendedorismo e inovação:


A sala de aula imune ao tempo

Se pararmos para  observar o modo de produção de bens manufaturados no século XVIII e o modo de produção atual, chegaremos a uma conclusão bastante óbvia: as coisas mudaram dramaticamente de lá pra cá. Mesmo que as fábricas já existissem, as linhas de produção atuais, automatizadas e frequentemente sem nenhuma intervenção humana, assumiram formas e dinâmicas completamente diferentes. Porém, sabe o que não mudou nada nesse mesmo período? A sala de aula. E esta realidade ficou perfeitamente ilustrada na fala de Tonolli:

“Se eu trouxesse um artesão do século 18 e colocasse ele dentro de uma linha de produção robotizada hoje, ele levaria um choque do avanço entre o século 18 e agora o início do século 21. Ele certamente ficaria impactado sobre como se fazia uma produção artesanal naquela época e a produção absurdamente automatizada e robotizada de agora. Se a gente pegasse uma criança que tivesse brincando naquela época e a colocasse em um parque, dentro da Disney, ou de uma montanha russa, de novo, essa criança seria impactada de uma maneira absurda. Mas agora, se a gente pegasse um estudante dentro de uma sala de aula dentro do século 18 e colocasse dentro de uma sala no século 20 ela não perceberia a menor diferença.”

Mas qual é o problema então, por que os outros setores sofreram mudanças tão drásticas e a educação parece parada no tempo?

“O grande problema é que esse modelo é focado no conhecimento específico que deve ser transferido ao aluno, e não no desenvolvimento das competências necessárias para que os indivíduos possam aprender e pensar criticamente sozinhos”, afirma Tonolli.

E ele explica que antes de pensarmos em ver mudanças, é preciso passar por uma mudança de paradigma, e adotar um modelo de educação que preparado para formar autodidatas.

Entre outros motivos, Tonolli afirma que uma das razões para as salas de aula permanecerem inalteradas com o passar dos anos, está a própria vaidade e o ego das pessoas à frente da academia, bem como a falta de procura de uma formação mais libertadora por parte dos alunos.

Como resultado, mesmo que exista a possibilidade de estudar fora do ambiente tradicional (graças à ampla disseminação da informação pela internet e ao desenvolvimento de novas tecnologias), fica uma dúvida: até que pontos as pessoas são realmente capazes de empregar esses recursos para aprender sozinhas? Estamos prontos para o ensino EAD?


A disruptura na educação

No exterior, por outro lado, a coisa já andando a passos mais largos do que no Brasil. E embora a sala de aula tradicional não tenha sido completamente eliminada, já existe sim um processo de disruptura no modelo de educação conforme conhecemos. O que se observa é uma postura diferente em relação ao aprendizado, ou, usando um termo bem característico do mundo do empreendedorismo: o mindset é outro!

São aspectos como propósito, metas, vontade, comprometimento e resiliência que fazem a diferença na educação em outros países. E são esses mesmos aspectos que fazem a diferença para projetos de empreendedorismo e inovação bem-sucedidos. 

Além disso, o papel do professor também está mudando. Mais do que um mero transmissor de informação, ele se desloca para a posição de um mentor, que ajuda o estudante a descobrir caminhos.

É preciso tomar cuidado para não culpar a escassez de recursos pela falta de resultados, seja na educação ou no mundo dos negócios. Embora esse seja um fator de possível impacto, existe algo que vem muito antes, e que pode ser o verdadeiro obstáculo para o desenvolvimento: a falta de predisposição a se expor, se arriscar, sair da zona de conforto e fazer o melhor possível. No final das contas, erros acontecem. Porém, eles são uma das principais fontes de aprendizado. Então, em vez de temê-los, é preciso aceitá-los!


Agora nos conte, você tem visto por aí iniciativas disruptivas na educação, ou uma mudança no mindset dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizado? Entre em contato se quiser bater um papo sobre este tema!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.