Entenda o que é React Native e por onde começar

Entenda o que é React Native e por onde começar

Hoje, o React Native é um dos frameworks mais populares para a construção de aplicativos móveis, e há uma razão para isso. Afinal, essa tecnologia nos permite gerar apps tanto para Android como para iOS, utilizando o mesmo código.

Dessa forma, ele acaba resolvendo o problema que muitas empresas enfrentam quando precisam manter seus aplicativos desenvolvidos em duas plataformas diferentes.

Se você ainda não utiliza este framework e quer saber um pouco mais sobre o assunto, acompanhe os tópicos abaixo e confira nosso artigo:

  • Por que utilizar o React Native?
  • Aplicativos que já foram desenvolvidos com o framework
  • Por onde devo começar?
  • React Native e as tendências

Por que utilizar o React Native?

Bom, podemos começar usando o argumento de que React Native é uma estrutura multiplataforma, desenvolvida pelo Facebook, baseada no seu outro framework chamado React JS.

Sendo assim, um dos seus grandes diferenciais é a utilização de componentes de IU nativos do dispositivo que executa o aplicativo, bem como a utilização de APIs nativas.

Ou seja, ele realmente utiliza recursos nativos do dispositivo, diferentemente de alguns outros frameworks que rodam o app em um browser camuflado de aplicativo.

Além disso, o React Native tem uma extensa comunidade, o que é muito bem vindo quando surge aquele bug sinistro, mas que provavelmente já foi resolvido por alguém em algum lugar da terra.

Aplicativos que já foram desenvolvidos com o framework

Além do próprio aplicativo do Facebook e Instagram – o que já demonstra o quão escalável é a arquitetura do framework – temos algumas outras referências como Pinterest, Discord, Skype, Uber Eats, Airbnb e nacionais como Nubank e Mélius.

Para conferir a lista de algumas das maiores empresas que utilizam React Native, você também pode acessar a página do framework, no Showcase. Lá, você vai se surpreender com a quantidade de empresas que fazem uso dele.

Por onde devo começar?

O React Native utiliza como linguagem base o JavaScript, logo o primeiro passo é entender como esta linguagem funciona. Assim, podemos recomendar a plataforma Learn JavaScript.

Lá, é possível ter acesso a um conteúdo gratuito e bastante didático para quem quer ter um pouco mais de embasamento sobre o JavaScript e não sabe por onde começar.

Além dela, O Codecademy também possui um bom conteúdo gratuito, tanto para quem quer aprender sobre JavaScript quanto para que entender sobre React em geral.

Ambas as plataformas possuem uma IDE online e todos os exercícios são interativos. O que, apesar de não ajudar muito na construção de um ambiente próprio de desenvolvimento, acelera o aprendizado da linguagem e do framework.

Já para quem não consegue encontrar informações suficientes sobre como construir seu próprio ambiente de desenvolvimento, é possível acessar o site da Rocketseat.


Ferramentas para o desenvolvimento mobile

Outra ferramenta legal para quem for se aventurar no desenvolvimento mobile com React Native é o Expo, que permite que você instale o aplicativo no seu próprio smartphone através de QR Code.

Isso é legal por dois motivos: primeiro, nem todas as máquinas rodam bem emuladores de sistema Android, e muito menos ainda emuladores de iOs. Além disso, é notório que esse tipo de abordagem consome muita memória RAM da máquina.

Você já deve conhecer aquele famoso “fecha tudo e não abre mais nada”. Logo, a possibilidade de realizar o build e instalar como app em um smartphone de verdade já soluciona muita dor de cabeça.

 O segundo motivo é que fica mais fácil de incluir o seu cliente, PO, gestores do projeto etc, no processo de desenvolvimento. Dessa forma é criada uma experiência real de como está o andamento do app, facilitando a fase de testes.

React Native e as tendências

Como podemos ver até aqui, realmente o React Native vem ditando tendências no mundo do desenvolvimento mobile, já que é um dos frameworks mais fortes para desenvolvimento híbrido.

Ao que tudo indica, ele ainda vai se manter por muito tempo como um dos 3 top frameworks do mercado, já que possui uma extensa comunidade, além do Facebook como mantenedor.

Então, se você está se questionando se vale a pena investir no aprendizado de React Native, a resposta é afirmativa. Pois, apesar de existirem alguns concorrentes à altura, como é o caso do Flutter da Google, o React Native  não deve perder o domínio do mercado tão cedo.


Aqui na Ubistart, também utilizamos o React Native e sempre temos oportunidades para desenvolvedores com conhecimento sobre o framework. Se você é uma dessas pessoas, clique aqui e cadastre seu currículo!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.