Como a experiência do usuário impacta nas suas vendas

Como a experiência do usuário impacta nas suas vendas

A experiência do usuário é de suma importância para que o cliente retorne à sua empresa.


A incorporação do uso de novas tecnologias digitais tem mudado as formas de solucionar demandas, antes feitas de maneira manual ou mais trabalhosa.


Ter em mãos ferramentas que proporcionam agilidade, praticidade bem como redução de custos é uma prioridade tanto para empresas como para consumidores contemporâneos.


Contudo, mais do que ter todos esses benefícios, os clientes atuais buscam por formas mais simples e agradáveis de realizar suas tarefas diárias.


Por isso, estamos na era da interação, o momento em que a experiência do usuário (UX do inglês User Experience), está sendo cada vez mais levada em conta como fator principal.  


Existem excelentes razões para isso e uma delas é o fato de que uma boa experiência irá impactar diretamente no resultado das vendas de sua empresa.


Quer saber o motivo? Então leia os tópicos que separamos:

  • O que é experiência do usuário (UX)
  • Como a UX impacta nas suas vendas
  • Como melhorar a experiência do usuário no seu negócio


O que é experiência do usuário (UX)


A experiência do usuário diz respeito ao conjunto de fatores e elementos que compõem a interação do usuário com um produto, serviço ou sistema.


Isso envolve não só aspectos ligados ao design, mas relaciona afetividade, de natureza subjetiva, já que é a percepção individual sobre o sistema.


Dessa forma, alcançar um indicador positivo de satisfação do cliente não depende inteiramente da qualidade do que se oferece, e sim de como é oferecido.


Assim, as empresas precisam ter um esforço maior para desenvolver uma presença digital atraente, com fluxos de interação que tenham cada vez mais características do usuário.


Essa experiência é baseada em 4 pilares:

  1. usabilidade: navegação simples
  2. utilidade: conteúdo útil
  3. acessibilidade: acesso facilitado
  4. funcionalidade: precisa atender ao objetivo.


Como a UX impacta nas suas vendas


O mercado está cada vez mais competitivo. São diversas marcas em determinados seguimentos oferecendo produtos de qualidade, preços atrativos e variedades nos serviços.


Mas se todas têm oferecido serviços próximos, o que o consumidor tem levado em consideração na hora da decisão de compra?


Com tantas opções, os clientes buscam não só produtos e serviços de qualidade, mas também estabelecimentos que tenham uma boa interface, com usabilidade prática e ágil.


Um exemplo, são os aplicativos que contam com assistentes virtuais. Muitos, ainda não bem desenvolvidos, são robóticos, não são programados para entender o cliente e, ao invés de entregarem uma boa experiência, afastam os consumidores.


Se o concorrente tiver um site ou aplicativo com uma interface baseada no modelo mental do seu público alvo, que entenda os anseios deles e entregue a experiência que eles buscam, o índice de fidelização será bem maior.


Assim, uma experiência ruim poderá ser o motivo da desistência de uma compra em sua plataforma digital.


Como melhorar a experiência do usuário no seu negócio


O primeiro passo é pensar: quem é a persona do meu negócio? Isso precisa estar bem definido, pois é a ela que sua empresa deverá atender para iniciar o processo de transformação digital.


Em seguida, desenvolva o site e aplicativo próximo das expectativas do seu consumidor, com cores, designer e fluxo conversacional que dialogue com ele.


Para isso, é preciso focar em uma plataforma simples, intuitiva, com uma linguagem compreensível.


E, para alcançar esses resultados, teste muito antes de colocar em prática! Faça testes com usuários reais que poderão dar indicadores de melhorias efetivas.


Para te ajudar a melhorar a experiência do seu cliente, a Ubistart oferece um planejamento e design UX para criar estratégias de serviços bem como produtos digitais.


Você conta com uma equipe multidisciplinar com expertise nesse assunto. Entre em contato e saiba mais!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.