Freelancer, agência digital, time interno ou fábrica de software?

Freelancer, agência digital, time interno ou fábrica de software?

Este é um tema polêmico, principalmente, por envolver várias crenças de performance e entrega de companhias em todo o Brasil. E é muito importante frisar que as percepções trazidas para este artigo têm base na nossa vivência como fábrica de software.

O que vamos expor aqui, não representa o mercado em sua totalidade. Pois, como já sabemos,  toda regra tem exceções. E, algumas vezes, ótimos trabalhos são entregues. 

Então, o foco deste assunto é simples: 

  • um profissional freelancer está apto para resolver demandas pontuais;
  •  Agências digitais, estão acostumadas a desenvolver soluções de software com baixa complexidade (websites, apps simples, e-commerces e blogs);
  • A necessidade de um time interno de desenvolvimento vai depender do tamanho da demanda de software;
  • Fábricas de software são empresas mais caras, mas que entregam projetos super complexos e com mais de mil horas de desenvolvimento.

Agora você deve estar se perguntando: Como sei qual a melhor opção para a minha necessidade? Bem, isto vai depender do tamanho do seu projeto.

Criação de software e construção civil

Para ficar mais fácil de entender, vamos usar a seguinte analogia: você precisa construir um prédio, uma casa de 2 quartos ou fazer uma reforma no banheiro da sua casa.

Você contrataria uma empresa que está acostumada a construir apenas casas, para levantar um prédio de 10 andares? Obviamente, a resposta, é não.

E aquele pedreiro que faz o melhor serviço do mundo? Você contrataria para construir o prédio? É claro que apenas a sua força de trabalho não seria suficiente para esta empreitada.

Ou seja, também usamos este tipo de análise na construção de produtos digitais.

Agora, a sua necessidade é um site institucional ou blog? Contrate uma agência. Porque o freelancer de desenvolvimento não é designer, logo, não está apto para fazer a parte visual do site ou blog. 

Além disso, a fábrica de software vai cobrar um valor muito alto, pois tem uma estrutura mais robusta ou, muitas vezes, nem oferece este serviço.

Cada serviço tem sua forma de contratação

Para o caso de você precisar da instalação de um plugin em seu site ou realizar um pequeno ajuste no seu app, é bem provável que um freelancer será capaz de resolver isso para você e com um preço ótimo.

O mais importante é que você tenha o cuidado de deixar tudo bem explicadinho e ter um prazo de entrega folgado, que esteja dentro das suas expectativas. 

Agora, vamos utilizar um cenário mais complexo, como fazer um prédio de 10 andares, com 4 apartamentos por andar, 3 quartos por apartamento, cozinha, sala e varanda etc. 

Com base no que aprendemos aqui, já é possível concluir que, em se tratando de software – em nossa analogia com uma construtora – o serviço seria o equivalente a uma fábrica ou um time interno de desenvolvimento.

Inclusive, se quiser saber um pouco mais sobre estes dois, confira outros artigos onde abordamos o assunto:

Em resumo

Freelancers

São ótimos para ajustes pontuais e serviços que precisam de velocidade, porque não há burocracia para contratação. Porém, é preciso tomar cuidado para não passar escopos muito grandes.

Em todo caso, como eles atendem vários clientes, você pode acabar se frustrando na data de entrega, principalmente se não tiver domínio de tudo que envolve a gestão de software.

Agências

Geralmente, são boas para unir seu planejamento de marketing digital com soluções não tão complexas de desenvolvimento. Pense em sites institucionais ou até aplicativos que também têm características de site institucional.

Não force a barra exigindo sofisticação de funcionalidades pois, afinal, agências que têm grandes estruturas de desenvolvimento são raras e, algumas vezes, extremamente caras.

Time interno

É bom quando você tem muita demanda de software e domina bem a gestão de desenvolvimento.

Caso seja sua primeira vez na gestão do processo de criação de um produto digital, mesmo que saia mais caro, ainda assim, recomendamos procurar uma Fábrica de Software como a Ubistart.com, pois sua curva de entrega e aprendizado vai ser bem mais acelerada.

Conclusão

Para concluirmos, uma Fábrica de Software é sensacional quando você tem grandes projetos, sistemas, aplicativos com muitas funcionalidades e que, claramente, vão trazer receita para a empresa.

Isso porque, normalmente, estas empresas tendem a cobrar mais de 150 mil para desenvolvimento de produtos digitais, enquanto freelancers ficam abaixo de 10 mil e uma agência vai cobrar, em média, entre 10 a 50 mil reais pelo serviço.

Esperamos ter ajudado! Se ficou alguma dúvida sobre valores, você pode ler o artigo Quanto Custa um Software Customizado ou entre em contato conosco para mais detalhes clicando aqui!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.