O que podemos esperar da gamificação na educação

O que podemos esperar da gamificação na educação

Mudanças no sistema educacional têm ocorrido com mais intensidade nos últimos anos, principalmente devido ao aumento da influência da tecnologia no cotidiano de milhões de pessoas.

Caracterizada por introduzir ferramentas lúdicas ao processo de ensino, a gamificação veio como uma forte alternativa para agregar ao ensino tradicional qualidades distintivas observadas e desenvolvidas durante jogos, como a concentração, trabalho em equipe, cumprimento de regras, assertividade e muito mais.

A seguir, entenda mais sobre a importância do desenvolvimento da gamificação no sistema educacional e os seus efeitos e resultados esperados para os próximos anos. Veja os tópicos:

  • O que é gamificação
  • O benefício da gamificação para ampliação de horizontes do estudantes
  • Gamificação na era tecnológica
  • Dados apontam para o sucesso da gamificação

O que é gamificação

De uma forma simplificada, a gamificação é o uso de elementos que fazem referência a jogos, em algo que não esteja no mesmo contexto dos games. Um exemplo disso é o uso de pontuações e recompensas.

Ao finalizar uma etapa na realização de atividades escolares, o uso desse mecanismo pode incentivar jovens no processo de aprendizagem e tem sido cada vez mais buscado, junto com a inovação tecnológica atrelada à gamificação. 

Esta metodologia foi acelerada principalmente pela pandemia do Covid-19, que aumentou o interesse de educadores do mundo todo na procura de ferramentas que pudessem motivar os alunos durante as aulas no ensino remoto.

A gamificação para ampliação de horizontes dos estudantes

Quando o assunto é aprendizagem e jogos, dois pontos de partida interessantes são os trabalhos dos pesquisadores Johan Huizinga e Roger Caillois. O primeiro ficou conhecido pelo livro “Homo ludens”, enquanto o segundo publicou “Os jogos e os homens”.

Nos dois livros, ambos abordam a aplicabilidade da ludicidade em um contexto de aprendizado. Em suma, a metodologia baseada na gamificação conta com a possibilidade de introduzir ferramentas recreativas que no modelo tradicional não são encontradas. 

Esse método tem sido cada vez mais estudado e aplicado por profissionais da área, tanto na adoção de jogos tradicionais com o uso de cartas e jogos de tabuleiro, como com a implementação de aplicativos digitais  no processo de ensino.

Benefícios da gamificação na educação

A gamificação, portanto, apresenta características benéficas para o aluno, pelo fato de estimularem diversos sentimentos durante o processo de aprendizado. Sendo eles:

  • Criatividade
  • Competitividade
  • Sensação de recompensa
  • Necessidade de trabalhar em grupo para alcançar seus objetivos

Portanto, seu principal impacto não está exatamente associado à qualidade do ensino prestado como podemos ver, em um estudo feito por Grobben, em 2020.

Nele, foi observado que apesar de os testes serem mais longos, os resultados obtidos pelos alunos não variaram tanto comparado a testes tradicionais. A diferença, está na motivação dos alunos diante dessa abordagem gamificada, que é muito maior. 

Gamificação na era tecnológica

O  ensino via gamificação, em sua origem, não foi concebido enquanto uma ferramenta digital de aprendizagem, muito pelo contrário, foi inicialmente aplicado de maneira mais rudimentar, isto é, com a utilização de instrumentos básicos como um baralho ou canetas.

Porém, com o avanço da tecnologia, a gamificação passou a incorporar outros elementos dentro do processo. Dessa forma, aplicativos, aparelhos eletrônicos e outras ferramentas tecnológicas passaram a ser incorporados no método de aprendizagem dos alunos. 

O jogo “Enem Game”, por exemplo, lançado em 2015 pela equipe da Mito Games, hoje oferece mais de cinco mil perguntas de testes anteriores para incentivar os estudantes a treinarem para a prova de forma lúdica. 

Outra modalidade que tem sido cada vez mais explorada e incentivada no sistema educacional como um todo são os e-sports. Em síntese, são competições de jogos eletrônicos, com a participação de profissionais.

Neste sentido, de acordo com um artigo publicado pela ViewSonic, os alunos que participam de atividades extracurriculares se sentem mais motivados durante a trajetória acadêmica. 

Assim, a modalidade de videogame competitivo já foi adotada em algumas instituições de ensino como atividade extracurricular. Pois:

  • Estimula o interesse do estudante nos estudos tradicionais
  • Impacta positivamente na socialização dos jovens que preferem as telas a atividades físicas. 

Dados apontam para o sucesso da gamificação

Diferentes estudos têm sido realizados nos últimos anos para mostrar se o uso da gamificação em atividades de avaliação tem algum efeito no desempenho dos alunos, como o realizado por Marloes Grobben para sua dissertação de mestrado, na Universidade de Twente, localizada nos Países Baixos.

Nele, não são observadas grandes mudanças em comparação aos métodos tradicionais. Porém, como a diferença está justamente na motivação, torna-se uma ferramenta poderosa para diminuição na desigualdade de interesse dos alunos. 

Em outro estudo, sobre a gamificação na sala de aula, os resultados sugerem que ela pode ser benéfica em avaliações de curto prazo, mas os professores sempre precisam investigar fatores de novidade para que a eficácia permaneça positiva.

Gamificação x motivação

Ou seja, a motivação permanece apenas com a inserção de elementos novos ao processo, sendo necessária a sua constante atualização. Pois, em alguns casos, a gamificação pode não ser adequada.

Isso acontece com alunos que têm maiores dificuldades de aprendizagem e o processo acaba não sendo eficiente quando novos elementos de entendimento são incorporados. Para isso, é indicado uma metodologia mais clara e direta.

Atualmente, a maioria das escolas permite que os alunos passem para o próximo ano com uma nota de pelo menos 7, o que teoricamente significa que os alunos têm apenas 70% de conhecimento geral do assunto.

No entanto, ao permitir que ele siga em frente desta forma, significa arriscar que ele dê continuidade ao processo de aprendizagem com um déficit educacional, o que terá consequências diretas no seu avanço cognitivo.

Nesse sentido,o uso da gamificação consegue incentivar o estudante no processo de aprendizagem através de dinâmicas criativas e lúdicas e com uma maior motivação, a tendência é que a quantidade de conhecimento assimilado aumente.

Gostou desse conteúdo? Então venha navegar na Ubistart e conheça nossos produtos!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.