5 competências que o líder do futuro deve ter

5 competências que o líder do futuro deve ter


As habilidades do futuro estão sendo cada vez mais requisitadas.


Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais dinâmica e complexa, em rápida transformação.


Os desafios são inúmeros, em um contexto que a demanda por inovação não tem fim e só tende a aumentar com o surgimento de novas tecnologias.


Dessa forma, os líderes contemporâneos precisam ter consciência do ambiente globalizado e digital crescente para fazer o que máquinas, mesmo com a inteligência artificial, não fazem: ter empatia, conexão e traçar estratégias.


Você sabe quais competências são necessárias para o líder do futuro? Separamos as 5 mais importantes que todo líder deverá ter. Acompanhe os tópicos!

  1. Inovação
  2. Pensamento crítico
  3. Decisão alicerçada em dados
  4. Mindset digital
  5. Resiliência


Inovação


Passar por um processo de transformação digital tão significativo nos últimos anos e não estar atento a ter espírito inovador é quase impossível.


Por isso, para os líderes do futuro, uma das principais competências exigidas será a inovação. Assim, receber novas ideias, encontrar soluções alternativas e pensar fora da caixa, significa ter coragem e habilidade para lidar com o desconhecido.


E como estamos em constantes mudanças, cada vez mais velozes, o desenvolvimento dessa habilidade será essencial.


Vale ressaltar que ser inovador não precisa, necessariamente, criar ou ter uma atitude inédita. A inovação também está no aprimoramento e na capacidade de resolução de conflitos.

Pensamento crítico


Apesar de estarmos inseridos em uma tendência de automatizar processos, necessitamos do pensamento crítico para analisar as atitudes mais adequadas de acordo com a situação.

E essa competência, por mais que haja evoluções tecnológicas, será sempre esperada dos colaboradores, sobretudo dos líderes, que são condutores de toda a equipe. Até porque, ferramentas digitais de nada adiantam se o senso crítico não estiver presente como balizador das vantagens estratégicas e decisões.  

Habilidades do futuro: Decisão alicerçada em dados


As resoluções de um líder precisam ser assertivas, pois os passos adotados podem prejudicar a entrega da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa.


Assim, um líder precisa ter suas decisões pautadas em dados consistentes e que representem uma base sólida para os anseios da empresa.


Isso também será refletido no desempenho e engajamento de toda equipe, a qual terá mais motivação ao perceber que as estratégias adotadas são sólidas e extraídas de informações lógicas da empresa.

Mindset digital


Um pensamento relacionado ao uso de novas tecnologias é fundamental para incorporar mudanças nas organizações.


Inegavelmente, difundir a cultura organizacional é papel dos líderes, os quais serão responsáveis para que os demais colaboradores entendam e trabalhem com novos processos, aumentando a produtividade.


Mas isso não é possível sem um mindset digital, sem o entendimento de reprogramar a mentalidade para a mudança de paradigma. Isso envolve não só usar ferramentas digitais, mas ter uma gestão atuante, que estimula a autonomia e o aprendizado contínuo.

Habilidades do futuro: Resiliência


A resiliência significa ter capacidade para superar obstáculos e então contornar as adversidades, superando-as rapidamente.


Por isso, essa competência é fundamental para os líderes que vivem um contexto de mudanças constantes. Será preciso se reerguer rapidamente em uma crise, achar soluções rápidas para os problemas diários e não deixar se abater pelos empecilhos.


Essas são as principais competências que um líder do futuro precisará ter, para ser um profissional de reconhecimento no mercado.


E você? Está preparado para o futuro? Se não, conte com as melhores soluções digitais para atualizar sua empresa. Então, conheça a Ubistart e entenda como podemos te ajudar a se manter competitivo e relevante. Clique aqui e saiba mais.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.