A influência da Tecnologia na Gestão Educacional

A influência da Tecnologia na Gestão Educacional

O mundo é uma máquina de constantes transformações. Por isso, a todo momento vivemos uma nova revolução tecnológica capaz de mudar completamente as nossas vidas. Inclusive nos processos de gestão educacional.

Quer entender o que é a Gestão Educacional e como a tecnologia influencia o seu funcionamento? 

Então, não fique de fora dessa! Venha com a gente!

O que é Gestão Educacional?

A gestão educacional é um processo de integração onde todos os setores de uma instituição de ensino estão envolvidos. Isso significa que desde a administração até o setor pedagógico esse processo de gerenciamento está presente.

É importante salientar que uma boa gestão educacional está atrelada tanto à qualidade de ensino fornecida pela instituição, como também ao potencial de crescimento daquele estabelecimento de ensino. Por isso, a todo momento os gestores da educação estão buscando por novas ferramentas capazes de auxiliar nas atividades realizadas dentro de sua instituição. 

Para que serve a Gestão Educacional?

Diferente do que muitos pensam, o processo de gerenciamento da educação não está relacionado apenas ao fluxo de sala de aula. Na verdade, as atividades de back-office também são diretamente influenciadas pelo tipo de gestão presente na instituição.

Dessa forma, serve como a base para uma boa organização do estabelecimento. É responsável por instaurar um modelo capaz de coordenar e amplificar a sua competência como instituição de ensino, refletindo assim na promoção de serviços de qualidade. 

Vivemos num mundo altamente conectado, onde distâncias são reduzidas através de simples cliques na tela do celular. Isso faz com que a sociedade busque cada vez mais automatizar os processos tornando-os mais simples e acessíveis, e com a educação não poderia ser diferente. 

O impacto da tecnologia no gerenciamento de instituições de ensino.

Como aplicar tecnologia na gestão educacional?  

Independente do tipo de estabelecimento de ensino, devemos sempre buscar o alinhamento das atividades realizando um processo de gerenciamento organizado, refletindo em uma boa qualidade dos serviços tanto a nível administrativo, quanto a nível pedagógico.

Dessa forma, a tecnologia entra como ferramenta integradora, capaz de unir os diversos setores de uma instituição através da automatização de tarefas. Por exemplo, com a aplicação de tecnologias de software, podemos garantir um sistema de atendimento autônomo para a gestão de documentos. 

De igual forma, um aluno consegue maior acessibilidade a suas questões acadêmicas, como nota de avaliações, faltas e outros fatores que antes da aplicação da tecnologia, eram extremamente burocratizados. 

De maneira geral, a tecnologia pode ser aplicada de forma flexível em diversos setores da instituição. Isso vai depender diretamente da sua necessidade e do tipo de mudança que você quer implementar na sua instituição.

Entretanto, saiba que além da integração das atividades, com a aplicação da tecnologia conseguimos melhorar a eficiência e a produtividade de todo o sistema de gerenciamento. Além disso, como gestor você conseguirá uma maior transparência entre a instituição e seus clientes em relação às atividades realizadas no seu estabelecimento de ensino, contribuindo assim para o crescimento do seu negócio.

O impacto da tecnologia nos setores de atendimento.

Secretaria Digital:  é possível instalar uma interface totalmente digital que possibilite a conexão dos alunos à secretaria. Dessa forma será possível reduzir o tempo de realização e entrega dos serviços e requisições, como emissão de certificados e atestados de matrícula.

Ações Acadêmicas:  É possível realizar o controle de diversas ações voltadas ao ambiente acadêmico, como o fornecimento de palestras ou visitas, o que contribui diretamente para o crescimento do aluno.

Gestão Bibliotecária: é possível instaurar um sistema totalmente automatizado, onde  o armazenamento dos arquivos da instituição seja feito de forma digital, assim como o seu catálogo e com a busca de informações, que poderá ser feita de maneira muito mais simples.

Matrícula e Avaliação: podemos integrar todos os elementos referentes às informações de matrículas dos alunos, bem como ao sistema financeiro da instituição. Isso facilita não só a comunicação com os estudantes ou seu responsável, como também permite um melhor controle financeiro para a instituição.

Impacto da tecnologia no Back-office

Controle Financeiro e Contábil: você pode ser capaz de realizar o gerenciamento de todo controle financeiro da instituição via módulo específico do sistema de software. Isso irá permitir que todo o processamento de dados e a centralização de informações seja facilitado. Dessa forma teremos estabelecida uma comunicação mais dinâmica com as instituições financeiras e com os próprios alunos.

Contas a Pagar e Receber: os membros do setor financeiro serão capazes de realizar o rastreamento de todos os pagamentos do mês de forma mais autônoma. Aumentando assim, a eficiência do setor. Isso está relacionado, por exemplo, ao acompanhamento das contas a receber, contribuindo assim para o controle eficiente das movimentações da sua instituição de ensino.

Folha de Pagamentos: administrar um estabelecimento de ensino não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas com a ajuda da tecnologia você pode  controlar os contratos de todos os seus funcionário. Isto é, realizando corretamente os cálculos para determinar seus salários, conforme os vínculos estabelecidos com cada profissional. Isso é possível porque o software permite que todo esse processo seja feito de forma autônoma, facilitando assim na construção da sua folha de pagamentos.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca do impacto das tecnologias na gestão educacional. Caso você deseje revolucionar a sua forma de gerenciar a sua instituição de ensino, não se preocupe! Pois saiba que a Ubistart possui a solução tecnológica perfeita para os seus desafios.

Entre em contato com a gente e descubra o que reservamos especialmente para você! 

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.