10 inovações para a construção civil

10 inovações para a construção civil

A todo momento uma nova tendência surge no mundo, e com a construção civil não poderia ser diferente, por isso, devemos ter consciência das principais inovações tecnológicas para o futuro e como elas podem nos auxiliar a superar os desafios presentes na construção de um empreendimento de forma simples, permitindo a redução de custos. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então venha com a gente! 

  • Como as inovações tecnológicas podem mudar o mercado da construção civil? 
  • Quais as principais tecnologias aplicadas na construção civil?
  • BIM
  • Realidade Aumentada 
  • Internet das Coisas
  • Inteligência Artificial
  • Bairros Inteligentes
  • Eventos Híbridos 

Como as inovações tecnológicas podem mudar o mercado da construção civil? 

Quando um produto inovador é lançado, ele se torna capaz de transformar todo o ambiente ao qual está inserido. Na construção civil, podemos perceber diversos impactos positivos em relação à utilização de tecnologias em todos os processos envolvendo o empreendimento. 

Isso significa que é possível perceber melhorias tangíveis desde o processo de planejamento, onde temos a necessidade de integrar o desejo do cliente com as possibilidades de manuseio do terreno e adaptação ao custo.

Além disso, também somos capazes de potencializar a divulgação do projeto e, consequentemente, aprimorar a experiência do cliente em relação ao produto. 

Outro ponto importante é sobre a prevenção de riscos no projeto. Ao realizar um planejamento de forma manual, tendemos a cometer erros que afetarão diretamente na construção do empreendimento. 

Entretanto, quando utilizamos algumas tecnologias de software, por exemplo, ao nosso favor, conseguimos reduzir a margem de erros, gerando assim uma projeção mais fidedigna. 

Inovações tecnológicas na construção civil: veja quais são as principais aplicadas

Atualmente, existem inúmeras tecnologias inovadoras no mercado da construção civil, que vão desde o aprimoramento das matérias primas, até a aplicação de produtos autônomos ao processo. Dessa forma, trouxemos neste artigo 10 inovações tecnológicas capazes de revolucionar o mercado da construção civil.

1. BIM

Um dos grandes destaques acerca dos produtos tecnológicos na construção civil é o BIM. De acordo com a tradução livre, BIM nada mais é que uma modelagem da informação da construção. 

É um software capaz de integrar as informações de uma equipe multiprofissional, para que assim todos os dados acerca daquele projeto possam ser visualizados por todos os responsáveis técnicos. 

Além de conseguir prevenir falhas, o BIM permite uma redução considerável nos custos previstos em uma construção. Ele ainda é uma ferramenta capaz de melhorar a comunicação entre arquitetos, engenheiros e mestres de obra de maneira simplificada. 

2. Realidade Aumentada 

As tecnologias de realidade aumentada estão conseguindo cada vez mais espaço nas nossas rotinas. A proposta dessa tecnologia é conseguir ultrapassar as barreiras do Offline, através da interação dos elementos virtuais com a nossa realidade. 

Com isso, temos uma maior facilidade em unir um projeto arquitetônico a um empreendimento já existente, por exemplo. Essa perspectiva nos traz mais segurança e maleabilidade para os projetos. 

3. Internet das Coisas

Essa inovação tecnológica está presente nas nossas vidas como um todo e por isso precisamos adaptar os projetos de construção civil para atender essas novas demandas da sociedade. 

Atualmente, é comum encontrarmos projetos residenciais que têm como objetivo melhorar a acessibilidade e a economia da comunidade residente, para isso, temos a inserção de diversas tecnologias que contam com a ferramenta de internet das coisas.

4. Inteligência Artificial 

A inteligência artificial é um artifício que pode ser facilmente aplicado na construção civil. Tanto para relógios de ponto dos empreiteiros, como também para a segurança de dados, limitando e realizando o registro de quem está acessando essas informações através das características anatômicas de uma pessoa.  

5. Bairros Inteligentes

Os bairros inteligentes são uma nova tendência da construção civil, que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores daquele conglomerado. 

Eles são a junção de acessibilidade, segurança e lazer em um só ambiente, mediado por tecnologias de software, inteligência artificial, internet 5G e outros artifícios benéficos para a população local.  

6. Sensores Vestíveis 

Outra tecnologia que está se tornando uma forte tendência na construção civil são os sensores vestíveis. São mini aparelhos capazes de detectar temperatura corporal, ou ainda se algum forte impacto atingiu os equipamentos de segurança.

7. Drones

Os drones também são uma excelente pedida para os processos de construção civil. Eles são utilizados para uma melhor análise do terreno, adquirindo dados essenciais para serem trabalhados no projeto, como o mapeamento 3D da região ou até mesmo do empreendimento já pronto. 

8. Bioconcreto

Essa é uma das tecnologias presentes na construção civil para a redução de impactos ambientais na obra. Trata-se da utilização de um concreto mais sustentável, sem que seja necessário abrir mão da segurança e eficiência do material.

9. Softwares de Gestão 

De maneira geral, essa é uma das tecnologias mais importantes da construção civil. Os softwares de gestão são os mecanismos que permitem a administração de diversas esferas na projeção de um empreendimento. 

Seja na gestão de custos, pessoas ou dados, é possível, por exemplo, gerenciar mais de um tipo de dado em apenas um software, otimizando assim os processos dentro da construção civil. 

10. Eventos Híbridos

Todo empreendimento precisa passar por um processo de divulgação, chamada de público e possíveis sócios para o projeto. Antigamente, esse processo exigia grandes locomoções e estresses desnecessários.

Entretanto, hoje, através da tecnologia, somos capazes de promover eventos para pessoas ao redor de todo o mundo, contando apenas com o desenvolvimento de softwares capazes de integrar duas realidades em um só contexto. 

Dessa forma, as pessoas têm acesso a um evento que está acontecendo ao vivo, sem perder nenhuma informação sobre o assunto. Incrível não é mesmo? 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você compreender quais as novas tendências tecnológicas da construção civil. 

Para saber mais sobre como aplicar algumas dessas inovações tecnológicas na construção civil, basta entrar em contato com os nossos especialistas! A Ubistart tem como objetivo quebrar barreiras através da fabricação de softwares. 

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.