Qual a diferença entre um líder técnico, GP e CTO

Qual a diferença entre um líder técnico, GP e CTO


Entender a diferença entre um líder técnico, gerente de projetos ou CTO pode ser (e de fato é) fundamental para que você desenvolva a sua empresa da forma adequada.

A compreensão da atribuição que cada um dos cargos presentes em uma corporação é primordial para que ela caminhe da forma certa e para que seus objetivos sejam de fato cumpridos.

Sendo assim, a seguir nós vamos te explicar mais a fundo qual a diferença entre um líder técnico, gerente de projetos e CTO.

Compreenda agora mesmo a diferença entre líder técnico, gerente de projetos e CTO

Talvez você não saiba disso ainda, mas as diferenças entre líder técnico, gerente de projetos e CTO são bem claras e estabelecidas. Vamos apontá-las a seguir, para a sua maior compreensão:

Líder técnico – Ele se relaciona a projetos determinados. É ele, por exemplo, que define que tipo de tecnologias e práticas serão utilizadas pela equipe durante o desenvolvimento de algum trabalho. Cabe a ele também o trabalho das funcionalidades de maior complexidade de um projeto, assim como o auxílio de todo o time durante a sua execução. Por ter maior conhecimento técnico, este perfil de profissional também normalmente atua no desenvolvimento do time, passando seus conhecimentos para a equipe e tornando-a mais produtiva;

Gerente de projetos – O gerente de projetos tem uma atribuição muito mais tática no desenvolvimento do projeto do que tecnológica. Sua participação também é estratégica. Cabe a ele, entre outras atribuições, verificar se o trabalho em questão está sendo desenvolvido dentro das suas limitações de escopo e se o orçamento e o prazo estão sendo devidamente atendidos. Cabe a ele também levantar e mitigar ou eliminar os riscos de um projeto através de ações estratégicas pontuais o negociar certos aspectos do projeto com os stakeholders;

CTO – “CTO” é a sigla para a expressão inglesa “Chief of Technology Officer”. Cabe a esse profissional fazer a conexão entre a direção de uma empresa e a sua equipe de tecnologia. É ele quem dá suporte ao CEO da empresa, para que ele seja capaz de compreender o nível de dificuldades relacionados a uma nova solução tecnológica a ser implementada. Por outro lado, é ele que transmite a equipe de tecnologia o que o setor estratégico e diretor da empresa esperam de suas ações;


Compreenda a importância do CTO para o crescimento do seu negócio

Como dá para perceber o CTO é um cargo de extremo valor para o crescimento de qualquer tipo de empresa, mas é ainda mais valoroso quando estamos falando de empreendimentos que atuam no setor de tecnologia.

Cabe a ele fazer a conexão entre o líder técnico e o gerente de projetos, fazendo com que essas duas áreas fundamentais desses profissionais específicos se comuniquem dentro da organização, e cheguem a um consenso para o desenvolvimento de projetos.

Vale ressaltar que sem ocorrer este consenso mencionado acima, é muito difícil que profissionais de formações tão diferentes e de entendimentos tão distintos consigam compreender as necessidades do outro e coordenar-se de forma única, em prol da boa realização de um trabalho.

Trata-se também de uma posição valorosa se considerarmos que ela é primordial para que uma empresa seja capaz de avançar nas mudanças tecnológicas que se propõem a fazer, sejam elas quais forem. Tendo o apoio de um CTO  fica muito mais fácil conciliar o presente atual do negócio com o futuro que ele deseja alcançar, tornando toda a transição mais simples!

Em resumo, podemos dizer sem medo de errar que é o CTO a pessoa responsável por planificar e implementar a tecnologia dentro de uma empresa, cuidando durante o processo da administração e da infraestrutura dos ativos e combinando as atuações de outros departamentos correlacionados, como o do gerente de TI e os fornecedores.

Ele é responsável, sobre todas as coisas, pelas estratégias de outsourcing do negócio em questão. Ele é sem sombra de dúvidas aquele agente que deve fazer parte da organização, porque é primordial para o seu crescimento, desenvolvimento e sobrevivência em um mercado tão disputado quanto o nosso!

Agora que você já sabe a diferença entre gerente de projetos, líder técnico e CTO talvez esteja se perguntando como encontrar um bom CTO para a sua empresa, e é sobre isso que vamos falar nesse texto aqui! Informe-se mais e faça o seu negócio crescer como nunca antes! Com certeza o seu esforço vai valer a pena!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.