Não invista em inovação só quando começar a perder mercado

Não invista em inovação só quando começar a perder mercado


Por volta de 2015, a economia brasileira já dava sinais claros de que a crise econômica assolaria o país. As previsões na economia apontavam para um movimento de queda no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país e a consequente baixa no poder de compra do consumidor. Os números acenderam o alerta vermelho no setor empresarial e levaram muitos setores a repensar suas estratégias.

E essa é apenas a descrição de um cenário de quatro anos atrás. 

Agora, que vivemos em uma época em que o mercado está cada vez mais marcado pela competitividade, as preocupações são ainda maiores. 

Mas o que fazer em um momento de crise iminente que pode afetar fatalmente o seu negócio? 

Talvez o caminho mais comum e mais cômodo, para muitos empresários, nesse momento,  seja decidir pisar no freio, diminuir investimentos e esperar a tempestade passar. Mas não é isso que o mundo globalizado e competitivo exige. Aliás, o que ele tem cobrado mesmo, já há algum tempo, é uma necessidade urgente de mudança na cultura organizacional da empresa,  que passe pela capacidade de inovar. 

Por isso, se por um lado a crise assusta, por outro, pode ser o momento oportuno de reavaliar o futuro da empresa, deixar de lado a visão ultrapassada e apostar na inovação. 

Basta se espelhar em exemplos de gigantes do negócio que se anteciparam a esse processo. Ou seja, não é preciso esperar um momento crítico para investir na inovação. Ela pode vir de dentro pra fora e em um momento de crescimento.


Conheça o caso da Softplan

Em um dos nossos mais recentes episódios do CorpUpTalks tivemos a oportunidade de entrevistar o Bruno Loreto, que rege operações da Construtech Ventures da Softplan. 

CLIQUE AQUI se deseja conhecer esta entrevista na íntegra


Atuando como o braço de inovação da empresa, Bruno nos contou sobre como a Softplan – empresa do segmento de construção no mercado há 28 anos -, mesmo com o enorme sucesso do seu core business, que é um software de gestão para construtoras incorporadoras com mais de 3.000 construtoras clientes, decidiu iniciar, há três anos, o processo de mudança no sentido de repensar o futuro, evoluindo para atuar em outras frentes, através do investimento em startups.

“A empresa vinha crescendo 40% ao ano e dobrou de tamanho entre 2010 e 2015. Naquele momento tinha um cenário em que a economia estava entrando na maior crise das últimas décadas. Ao mesmo tempo a gente via, do nosso lado, surgirem outras empresas muito mais ágeis com um novo jeito de trabalhar e conseguindo crescer no meio da crise.”


Superando obstáculos

Além de saber o momento ideal para inovar, as empresas precisam ultrapassar outro entrave que dificulta e muito um novo olhar sobre essa mudança: o desconhecimento das tecnologias e ferramentas que podem auxiliar no processo de mudança

Sim, a decisão pela inovação é uma escolha quase que de sobrevivência, e deve ser uma estratégia central da empresa, de onde virão os desdobramentos em cultura organizacional. 

Sobre este quesito, Bruno relata o cenário de mudanças na Softplan:

“A gente acreditava que o universo de tecnologia na cadeia da construção tinha um potencial enorme de impacto. Os primeiros seis meses foram um período de muito conhecimento, aprendizado e entendimento de possibilidades.”


Implantar um fluxo criativo, envolver equipes em sistematização de práticas e procedimentos, com auxílio de pesquisas e análises, assim como utilizar ferramentas de tecnologia da informação em processos de avaliação, filtragem e medição, são algumas das possíveis ações presentes em um processo de inovação que podem alçar a empresa a um patamar de negócio sustentável e lucrativo.

“Pensamos que o próximo ciclo de planejamento estratégico não deveria ser apenas um objetivo binário, de crescer ou não crescer, ou crescer x por cento, mas pensar no que pode ser a empresa daqui a 20 anos e como construir esse caminho. Acho que foi isso que levou a empresa a se voltar para inovação em 2015 e em 2016.”, explicou Bruno.

.

Gostou desse artigo? Inovação nas empresas é um assunto que te interessa? Então você também pode conferir esta matéria que preparamos, que fala sobre como começar a investir em inovação: INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO: POR ONDE COMEÇAR.


Ou se você tiver alguma dúvida e deseja mais informações sobre esse assunto, também pode preencher nosso formulário para marcarmos um bate papo!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.