O modelo híbrido e a segurança remota

O modelo híbrido e a segurança remota


A pandemia do Covid-19 acelerou um processo que estava previsto para ser aplicado nos próximos 5 anos: o trabalho remoto.


Nesse empurrão, milhares de empresas adequaram seus colaboradores a trabalhar em casa, sem a supervisão física dos gestores.


E não é que essa tática deu certo? 


Na verdade, o home office não se restringirá somente nesse período de contenção sanitária.


Muitas empresas seguirão com parte dos funcionários trabalhando remotamente, mesmo que em determinados dias da semana.


Nesse cenário, iniciamos uma nova Era no mercado de trabalho, o modelo híbrido.


Todavia, contemplar todas as especificidades do remoto dentro do contexto da segurança da informação e acessibilidade ainda é um desafio.


Afinal, é necessário disponibilizar dados tanto no escritório quanto nos locais remotos de trabalho.


E então, como fica a segurança dos dados nesse momento?


Continue a leitura desse artigo e entenda melhor como funciona na prática a dinâmica entre o modelo híbrido e a segurança remota!

O que é o trabalho híbrido?


O modelo híbrido não é mais novidade e deixou de ser tendência para o futuro, sendo hoje uma realidade para muitas empresas.


Com a flexibilização das medidas sanitárias, as organizações começaram a intercalar a presença dos colaboradores nos escritórios.


Dessa forma, se alternam na semana os dias na empresa e os dias em home office. 


É claro que as organizações se adequariam à essa prática, com o auxílio de uma empresa de desenvolvimento de software, pois, viram que seria vantajoso de alguma forma.


Por isso, a adesão ao modelo híbrido chama a atenção por diversas vantagens econômicas, como a redução do custo com transporte, alimentação e a locação de escritórios menores, por exemplo.


Com isso, é possível ter a dinâmica de integração da equipe em alguns dias da semana, ao passo que o time pode desfrutar de alguns dias no conforto de casa. 

A segurança da informação no trabalho remoto


O que no início parecia ser inviável, hoje é uma realidade.


O trabalho remoto se tornou uma das melhores alternativas para combinar a capacidade de produtividade do colaborador com menos desgaste para se deslocar.


Entretanto, existem alguns desafios a serem superados nessa jornada, e um dos principais deles é a segurança remota.


Já temos alguns estudos finalizados e outros em andamento acerca dessa nova realidade, e a empresa ManageEngine realizou uma pesquisa sobre o tema.


De acordo com esse estudo, 63% dos entrevistados relataram que sua organização forneceu um dispositivo corporativo para utilizar enquanto trabalham remotamente.


Desse quantitativo, 37% dos entrevistados também dizem que não há restrições para esses dispositivos corporativos. 


Ou seja, é notório o quanto as atividades online podem ser um risco para a segurança da informação.


Afinal, sem restrições e acompanhamento da equipe de TI, os colaboradores podem visitar sites não seguros, compartilhar informações e fazer downloads de softwares maliciosos.


Nesse mesmo experimento, ainda foram constatados outros números alarmantes.


Cerca de 79% dos entrevistados experimentam pelo menos um problema de tecnologia semanalmente enquanto trabalham em casa.


Desse número, 25% afirmam que estavam com problemas de confiabilidade da conexão. 


Mesmo nesse cenário, existe a presença constante do TI para o suporte, um departamento de extrema importância para o funcionamento adequado dessa modalidade.


Assim, na pesquisa é expresso que 75% dos entrevistados dizem que tem sido fácil se comunicar com suas equipes de TI para resolver esses problemas.

Conclusão sobre o modelo híbrido


Bem, é notório que existem as limitações do trabalho híbrido, porém esses eventos podem ser revertidos com a adoção de ferramentas mais adequadas.


Dessa forma, se você deseja implementar na sua empresa o modelo híbrido, conte com uma empresa de software que cuide da segurança da informação.


Lembre-se sempre que, o auxílio de uma fábrica de software e melhores práticas de uso dos colaboradores podem salvar a sua empresa.


Se o seu gargalo é na tecnologia, conte com a Ubistart para te ajudar nessa missão!


Nós desenvolvemos soluções personalizadas para a necessidade dos mais diversos setores do mercado, como empresas de software, setores corporativos e industriais.


Entre em contato para que possamos entender sua necessidade e ajudarmos com a construção da sua solução!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.