O que é automação e como isso pode beneficiar sua empresa

O que é automação e como isso pode beneficiar sua empresa


Todas as organizações possuem uma rotina operacional que, muitas vezes, demandam inúmeros processos e tarefas, tornando a finalização de atividades um desafio. Isso porque, trabalhos manuais podem ser repetitivos, exigem mais tempo e atenção.

Hoje, no entanto, as empresas podem contar com uma aliada que se chama automação, para melhorar suas atividades através da integração de sistemas.


O impacto do uso da automação tem gerado tantos benefícios que um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, prevê que pelo menos 40% dos empregos nos Estados Unidos devem ser automatizados, nos próximos anos. 


Por isso, nesse artigo, vamos te explicar o que é automação de processos e como a implementação desse recurso pode beneficiar o seu negócio. Acompanhe os tópicos:

  • O que é automação de processos?
  • Benefícios
  • Como automatizar os processos na sua empresa


O que é automação de processos?


A automação de processos consiste em inserir recursos e ferramentas tecnológicas para organizar, simplificar e agilizar as tarefas diárias.


Dessa forma, com a utilização da automação, metodologias de trabalho manuais e ultrapassadas são substituídas por alternativas inovadoras.


Na maioria dos casos, esses recursos utilizam máquinas baseadas em inteligência artificial ou em um grande potencial de lidar com tarefas repetitivas e com grande quantidade de dados, com rapidez e sem erros.


Assim, optar pela automação de processos significa otimizar as tarefas e reduzir custos, resultando em uma equipe mais empenhada nas atividades estratégicas, as quais irão potencializar as entregas da organização. Continue a leitura e veja os principais benefícios das automação.

Benefícios da automação


Independente do ramo em que empresa atua, a automação pode gerar diversos benefícios com ações mais dinâmicas e menos complexidade. Entenda os principais benefícios:

Aumenta a produtividade


Elevando a eficiência operacional, a empresa também se torna mais produtiva como consequência. Principalmente quando se trata de processos repetitivos e vulneráveis a erros.

Dessa forma, os funcionários ficam mais livres para processos criativos que, aliados à tecnologia, tornarão o trabalho muito mais interessante e com mais qualidade.

Ajuda a reduzir custos


Você pode até pensar que iniciar a implantação de automação irá gerar custos. Isso pode até ser relevante, mas apenas para o início.

Com os processos de automação implantados, o tempo de execução diminui, bem como a quantidade de recursos empregados. Por isso, é fundamental enxergar a implantação como um investimento.

Padroniza os processos


A automação padroniza a qualidade dos serviços prestados, ajudando a melhorar a experiência dos usuários e fortalecendo a imagem da empresa.

Redução de custos


Trabalhos manuais aumentam as possibilidades de erros, contudo, alguns erros podem abalar a imagem do negócio e gerar custos maiores.


A automação ajuda na redução desses problemas, evitando retrabalho e custos advindos de imprevistos.

Melhora a gestão de dados


Os dados são essenciais para qualquer organização, pois através deles é possível verificar o andamento das atividades e o que pode ser feito para melhorar.

Certamente, sistemas de softwares facilitam esse trabalho fornecendo relatórios, gráficos e outros recursos para que se tenha acesso à informação procurada de maneira mais rápida.

Como fazer a automação de processos na sua empresa


Para começar o processo de automação em sua empresa é preciso listar as tarefas diárias, fazendo um mapeamento das atividades mais repetitivas e que demandam maior complexidade.


Logo, é necessário avaliar os procedimentos e entender quais tecnologias serão ideais para atender os processos da empresa. Entretanto, não esqueça de aliar essas mudanças à cultura da organização, para que toda a equipe absorva e tenha o melhor desempenho.

Nessa mudança, conte com as soluções digitais personalizadas que a Ubistart oferece. Criamos soluções que combinem com o seu negócio. Estamos te esperando!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.