Todas as organizações possuem uma rotina operacional que, muitas vezes, demandam inúmeros processos e tarefas, tornando a finalização de atividades um desafio. Isso porque, trabalhos manuais podem ser repetitivos, exigem mais tempo e atenção.

Hoje, no entanto, as empresas podem contar com uma aliada que se chama automação, para melhorar suas atividades através da integração de sistemas.


O impacto do uso da automação tem gerado tantos benefícios que um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, prevê que pelo menos 40% dos empregos nos Estados Unidos devem ser automatizados, nos próximos anos. 


Por isso, nesse artigo, vamos te explicar o que é automação de processos e como a implementação desse recurso pode beneficiar o seu negócio. Acompanhe os tópicos:

  • O que é automação de processos?
  • Benefícios
  • Como automatizar os processos na sua empresa


O que é automação de processos?


A automação de processos consiste em inserir recursos e ferramentas tecnológicas para organizar, simplificar e agilizar as tarefas diárias.


Dessa forma, com a utilização da automação, metodologias de trabalho manuais e ultrapassadas são substituídas por alternativas inovadoras.


Na maioria dos casos, esses recursos utilizam máquinas baseadas em inteligência artificial ou em um grande potencial de lidar com tarefas repetitivas e com grande quantidade de dados, com rapidez e sem erros.


Assim, optar pela automação de processos significa otimizar as tarefas e reduzir custos, resultando em uma equipe mais empenhada nas atividades estratégicas, as quais irão potencializar as entregas da organização. Continue a leitura e veja os principais benefícios das automação.

Benefícios da automação


Independente do ramo em que empresa atua, a automação pode gerar diversos benefícios com ações mais dinâmicas e menos complexidade. Entenda os principais benefícios:

Aumenta a produtividade


Elevando a eficiência operacional, a empresa também se torna mais produtiva como consequência. Principalmente quando se trata de processos repetitivos e vulneráveis a erros.

Dessa forma, os funcionários ficam mais livres para processos criativos que, aliados à tecnologia, tornarão o trabalho muito mais interessante e com mais qualidade.

Ajuda a reduzir custos


Você pode até pensar que iniciar a implantação de automação irá gerar custos. Isso pode até ser relevante, mas apenas para o início.

Com os processos de automação implantados, o tempo de execução diminui, bem como a quantidade de recursos empregados. Por isso, é fundamental enxergar a implantação como um investimento.

Padroniza os processos


A automação padroniza a qualidade dos serviços prestados, ajudando a melhorar a experiência dos usuários e fortalecendo a imagem da empresa.

Redução de custos


Trabalhos manuais aumentam as possibilidades de erros, contudo, alguns erros podem abalar a imagem do negócio e gerar custos maiores.


A automação ajuda na redução desses problemas, evitando retrabalho e custos advindos de imprevistos.

Melhora a gestão de dados


Os dados são essenciais para qualquer organização, pois através deles é possível verificar o andamento das atividades e o que pode ser feito para melhorar.

Certamente, sistemas de softwares facilitam esse trabalho fornecendo relatórios, gráficos e outros recursos para que se tenha acesso à informação procurada de maneira mais rápida.

Como fazer a automação de processos na sua empresa


Para começar o processo de automação em sua empresa é preciso listar as tarefas diárias, fazendo um mapeamento das atividades mais repetitivas e que demandam maior complexidade.


Logo, é necessário avaliar os procedimentos e entender quais tecnologias serão ideais para atender os processos da empresa. Entretanto, não esqueça de aliar essas mudanças à cultura da organização, para que toda a equipe absorva e tenha o melhor desempenho.

Nessa mudança, conte com as soluções digitais personalizadas que a Ubistart oferece. Criamos soluções que combinem com o seu negócio. Estamos te esperando!