O que é a migração de sistemas e como fazer na sua empresa

O que é a migração de sistemas e como fazer na sua empresa


Todas as empresas passam por diversas fases. Desde a criação até a execução, os momentos são diversos e com necessidades financeiras, intelectuais ou operacionais, que exigem controles distintos. 


Muitas vezes, as demandas podem ser supridas com ferramentas gerenciais que proporcionem mais assertividade. Entretanto, essa necessidade pode ocasionar na migração do sistema, mais cedo ou mais tarde. 


A troca do sistema é inevitável, devido a diversos motivos. Os principais incluem o não atendimento às necessidades da empresa, bem como os rápidos avanços da tecnologia de automação, que tornam os sistemas utilizados obsoletos. 


Mas, essa tarefa desperta sempre insegurança, pois além de acertar na escolha do novo sistema, existe o receio de perder dados importantes no processo. 


Por isso, nesse texto, vamos te mostrar como funciona a migração de sistemas e como você pode fazer, de forma segura e eficiente, em sua empresa. 


Veja o que você irá encontrar nesta leitura:

  • O que é migração de sistemas
  • Por que migrar? 
  • Melhor forma para fazer a migração de sistema

O que é migração de sistemas



A migração de sistemas ocorre quando há necessidade de deslocar as informações, que estão em uma base de origem, para uma nova base.


Para realizar esse processo, é importante conhecer a fundo tudo que o sistema atual disponibiliza, quais as funções indispensáveis, bem como as limitações que motivaram a migração.


De igual modo, é essencial fazer um levantamento das melhorias que se espera com a troca, validando essas transformações no novo sistema escolhido, já que ele precisará comportar o que a empresa almeja.

Por que realizar a migração de sistemas?


Muitas razões podem motivar a migração de um sistema, mas a principal delas está nas constantes mudanças proporcionadas pelas inovações tecnológicas.


Ao mesmo tempo em que softwares e hardwares vão perdendo sua vida útil, diferentes sistemas são lançados, com funções que atendem muito mais demandas do que sistemas obsoletos.


Além disso, alguns processos, como reestruturação de sociedade e outros rumos que a empresa possa tomar, podem exigir um sistema atual e com facilidade de integração a outras tecnologias.


Sem falar que os sistemas legados, geralmente, não suportam todas as demandas que uma empresa atual necessita. Isso porque, possui pouca, ou até nenhuma, escalabilidade, gerando falta de espaço para armazenamento, processamento ineficaz etc.


Dessa forma, migrar de sistema significa ampliar a capacidade da empresa, ter vantagem competitiva e estar indo de encontro às transformações digitais que ocorrem.

Melhor forma para fazer a migração de sistema


Antes de partir para o processo de migração de sistema, você precisa identificar quais são as reais necessidades da empresa e quais objetivos deseja alcançar.


Com as necessidades e objetivos delimitados, o próximo passo é garantir a integridade dos dados nessa migração. Além disso, o novo sistema deve desempenhar suas funções tão bem quanto o antigo, entregando, ainda, as demandas que o sistema antigo não foi capaz.


Uma excelente prática é testar antes, importando alguns arquivos e verificando se são exibidos corretamente no novo sistema. Essa etapa de teste deve ser validada para verificar, também, todo desempenho do sistema, levando em consideração as regras do negócio.


Feito isso, caso o sistema atenda todas as expectativas, não se esqueça de treinar sua equipe. Dessa forma, você irá evitar erros, dificuldades para execução das tarefas e resistência com as mudanças.


Além dessas dicas, é importante contar com o serviço de especialistas no assunto. A Ubistart tem experiência em criar soluções modernas, facilitando a migração dos seus dados de forma segura e atendendo às necessidades do seu negócio.


Assim, sua empresa terá mais economia e uma aplicação mais escalável. Entre em contato e conheça nossa proposta.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.