O que é Squad as a service

O que é Squad as a service

Encontrar bons desenvolvedores tem se tornado cada vez mais difícil. Isso está gerando uma onda de problemas para as empresas, pois os projetos e novos produtos estão demorando para serem implementados, ou mesmo nem saem do papel. Tendo isso em mente, as software houses (ou fábricas de software) criaram um serviço que preenche a lacuna da falta de profissionais, este é o Squad as a service.

Squads como serviços, alocação de desenvolvedores ou mesmo terceirização do desenvolvimento de software são termos que se referem ao mesmo serviço: contratar desenvolvedores externos para aumentar a capacidade do seu time de desenvolvimento ou mesmo para desenvolver por completo seu software.

Neste artigo iremos percorrer:

  • O que é um squad?;
  • Principais vantagens da terceirização de software;
  • Quando é melhor contratar um squad?;
  • Diferenças entre os principais modelos de outsourcing de desenvolvimento;
  • Redução de custos.

Mas antes de começar, você tem que saber…

O que é um squad?

Nos modelos tradicionais de gestão de desenvolvimento podemos encontrar diversas dificuldades desde a definição de escopo à implementação das funcionalidades, que podem variar muito, dependendo das necessidades de um projeto de software. Agora, quando falamos das metodologias ágeis, tais dificuldades já são previstas pelos processos das mesmas.

Nas metodologias ágeis, contamos com diversos profissionais envolvidos no processo como product managers, product owner, tech leader, DevOps, entre outros. Todos irão atuar como um time focado no seu projeto. As vantagens dessa estrutura estão na capacidade de mudança e adaptação do desenvolvimento em tempo real.

Esse modelo de trabalho se popularizou muito, devido ao Spotify. Com o crescimento da plataforma, precisavam de um modelo confiável para um crescimento escalavél.

Ok, mas se eu adotar metodologias ágeis com meu time de desenvolvimento será o mesmo que contratar um squad as service, certo?

Resposta rápida: não.

Contratar um serviço que terceiriza o desenvolvimento em si, traz diversos benefícios. Desde diminuir os custos no longo prazo, a um retorno do investimento mais rápido.

Squad as a service: principais vantagens da terceirização do desenvolvimento

Contratar um terceiro para desenvolver o software ou mesmo um squad para ampliar a capacidade do seu time interno de programação, tem muitas vantagens. Algumas delas são:

  • Retorno sobre o investimento mais rápido;
  • Time flexível e autossuficiente;
  • Times experientes;
  • Orçamento previsível (Predictable budget);
  • Squads como serviço podem mudar com as necessidades do projeto;
  • Melhor comunicação com a equipe;

Abaixo vamos explicar melhor cada uma dessas vantagens.

Retorno sobre o investimento mais rápido

Contratar e treinar novos integrantes de um time toma tempo e recursos. A capacidade de rapidamente transformar especificações em software funcional é o que algumas empresas de desenvolvimento fazem melhor.

Quando você terceiriza o trabalho de desenvolvimento, toda a curva de contratação e treinamento diminui, fazendo com que o investimento e tempo sejam reduzidos.

Outro aspecto importante é que empresas sérias de desenvolvimento, por terem desenvolvido diversos projetos, conseguem entender as necessidades dos clientes e até mesmo evitar alguns erros comuns, diferente de times iniciantes.

Time flexível e autossuficiente

Projetos podem aumentar ou diminuir, o que pode ser um empreendimento caro.

Requisitos e prazos podem mudar e projetos podem precisar de uma flexibilização do time necessário para concluí-lo.

Empresas especializadas em desenvolvimento têm a capacidade de dimensionar com rapidez o time de um projeto, em qualquer área necessária. Então, dependendo das necessidades do cliente, membros podem ser adicionados ou removidos a qualquer momento. Respeitando, claro, o escopo e cronograma afetado pela mudança

Além disso, todas as competências necessárias para o desenvolvimento de um projeto podem ser encontradas facilmente. Com um time de analistas de negócios, designers, testadores e gestores, o projeto conta com muito mais chances de ser concluído com a qualidade e no prazo esperado.

Times experientes

Equipes locais podem trabalhar no mesmo projeto por anos. Times terceirizados normalmente completam um projeto a cada seis meses!

O nível de experiência que os consultores trazem consigo é inestimável. Eles já viram e trabalharam em todo o tipo de projeto e normalmente eles sabem o que funciona e o que não funciona durante o seu desenvolvimento. Este fator pode encurtar o prazo de entrega e gerar melhores produtos

Orçamento previsível (Predictable budget)

Estimar o orçamento com uma empresa parceira é normalmente muito mais fácil  do que estimar o custo de um projeto com uma equipe interna. Custos com recrutamento, treinamento e adaptação de uma equipe podem inviabilizar um projeto.

Quando você procura uma empresa terceirizada, normalmente você tem, depois de uma etapa de análise de requisitos, o esforço monetário e de tempo para desenvolver um conjunto de funcionalidades. Se você tem um escopo incipiente ou as funcionalidades mudam conforme o feedback do mercado, empresas terceirizadas podem prever com precisão o valor de uma Sprint (esforço de quinze a trinta dias) de desenvolvimento.

Neste sentido, é fácil entender os custos de um projeto e prontamente calcular seu retorno sobre o investimento.

Squads como serviço podem mudar com as necessidades do projeto

Pense no seguinte cenário: você está desenvolvendo um software e, durante o processo, percebe que seria muito interessante ter um painel de dados que gera insights para os clientes, mas tal funcionalidade necessita de um profissional com conhecimentos em IA.

Nos modelos tradicionais, você teria que começar a busca no mercado para contratação de um desses novos profissionais e isso travaria a finalização do projeto. Quando se contrata um squad como serviço, alterações na estrutura do time são simples, pois dentro da software house existem diversos profissionais, de diferentes áreas, disponíveis para serem alocados para qualquer projeto.

Além disso, o product manager irá cuidar para que a alocação desse novo profissional seja feita de modo a não atrasar nenhum outro desenvolvimento de funcionalidades dentro do software.

Melhor comunicação com a equipe

Desenvolvedores podem não estar dentro de sua empresa, entretanto, através de práticas estabelecidas de gerenciamento de produto, uma empresa de desenvolvimento pode rapidamente ganhar confiança nas regras e restrições de um determinado mercado.

Sendo assim, algumas empresas conseguem se apropriar da cultura e especificidades necessárias para um projeto e falar a língua do cliente.

Somos, para todos os efeitos, uma parte da sua empresa.

Quando é melhor contratar um squad?

Para contratar um squad como serviço, devemos ter uma atenção aos seguintes pontos:

  • Qual o investimento em alocação de squad ágil?
  • Devo trabalhar com escopo do projeto fechado ou aberto?
  • Como escolher a melhor opção?

Qual o investimento em alocação de squad ágil?

Em resumo, o custo para alocar um squad de desenvolvimento está entre R$ 30.000 e R$ 150.000. Mas, este pode ser ainda menor ou maior, isto vai depender de quantos profissionais você vai necessitar para sua equipe, se vai ser remoto ou in-house e modelo de pagamento.

Primeiramente, temos que indicar que existem dois modelos de precificação praticados no mercado. São eles:

  • Por demanda;
  • Pagamento mensal pré-definido;

Ainda vale constar que você pode optar por uma contratação remota do trabalho ou mesmo “in-house” que é trazer os desenvolvedores para trabalhar dentro da empresa. A segunda opção é muito utilizada por empresas que necessitam de uma maior segurança dentro do processo de desenvolvimento como bancos, empresas que trabalham com dados sensíveis etc.

Devo trabalhar com escopo do projeto fechado ou aberto?

Escopo de trabalho aberto ou fechado é basicamente se você tem um planejamento exato do que precisa ser feito ou se sabe que seu projeto deve ter alterações ao longo do tempo.

Squads combinam especialmente com projetos de escopo aberto, pois você pode aumentar ou diminuir os custos, reduzindo ou ampliando o tamanho do squad contratado. Mas nesse modelo os custos do projeto não tem uma previsibilidade.

Porém, se você deseja ter certeza de quanto vai custar todo o projeto, ao mesmo tempo em que tem uma segurança maior de investimento para um planejamento de viabilidade, seu caminho é o planejamento do escopo fechado.

Neste sentido, costumamos entender isso como uma cultura mais tradicional de contratação de software. O que também não impede que a empresa invista milhares de reais em um projeto.

Na verdade, o ponto crucial é que os decisores da empresa querem ter o cuidado de  entender o investimento total e até usar essa informação para comparar os valores entre fornecedores.

Como escolher a melhor opção?

No final, os dois modelos funcionam muito bem. O que acontece é que cada um possui perspectivas diferentes e que devem ser avaliadas de acordo com a necessidade e poder de investimento da empresa.

Com a alocação do squad, você ganha velocidade e flexibilidade, pois ao invés de diversas contratações frequentes, uma equipe é alocada e fica disponível para as demandas que chegarem.

Porém, a desvantagem é que a companhia pode criar falsas expectativas das entregas, acreditando que o time vai atingir uma meta de desenvolvimento. Isso porque, não foi feito um planejamento completo, como é no escopo fechado.

Já na alocação de um time de desenvolvimento para produção de um software com o escopo fechado, a empresa tem mais certeza e segurança de toda a jornada que pode percorrer. Com relação à desvantagem, o que ocorre é a falta de flexibilidade nas mudanças de escopo.

Além disso, exige muito tempo para o planejamento e entendimento total da demanda, que pode variar entre 30 a 90 dias, tudo isso, dependendo do tamanho do escopo.

Resumidamente, no final, o melhor é:

  • Para o caso de ter muita demanda de software e necessidade de mais velocidade, o indicado é alocação do squad;
  • Se a empresa tem tempo para pensar e planejar, pode ir tranquilamente para o planejamento do escopo fechado;
  • Quando há uma necessidade urgente, mas também muitas incertezas o ideal é optar pela alocação do squad;
  • Se é preciso ter mais certeza sobre o custo para captar investimento ou conseguir aprovação, é melhor trabalhar com o planejamento do escopo fechado.

Diferenças entre os principais modelos de Outsourcing de desenvolvimento

A contratação de um squad as a service, ou mesmo de um time dedicado de desenvolvimento, pode ter resultados bastante positivos. Por exemplo, um controle maior dos custos, prazos de entrega, além de permitir que o negócio mantenha o foco no seu core business.

Porém, para que a sua empresa consiga acertar na escolha deste serviço, veja algumas dicas sobre como contratar outsourcing, são elas:

  • Defina a sua necessidade do momento;
  • Faça uma análise das empresas candidatas;
  • Não esqueça do SLA;

Defina a sua necessidade do momento antes de contratar um squad

Você já entendeu que o ideal para a sua empresa é contratar um outsourcing de TI, mas você sabe quais as suas necessidades específicas? Elas podem abranger desde a redução de custos até a modernização de seus serviços.

Ao contratar uma fábrica de software, quanto mais detalhes você tiver das suas necessidades, mais fácil vai ser a identificação das empresas que têm mais potencial para realizar o trabalho.

Portanto, se a sua necessidade atual é a fidelização dos seus clientes, por exemplo, o caminho para isso pode ser o desenvolvimento de aplicativo. Desse modo, o outsourcing deve entender bem a filosofia do seu negócio e a necessidade do público.

E se, além do aplicativo, também há a necessidade do desenvolvimento de software que modernize a metodologia de trabalho, não é preciso fazer tudo ao mesmo tempo.

Uma das vantagens de contratar um outsourcing é que eles também têm uma visão de negócios além do conhecimento em tecnologia. Portanto, também podem te ajudar a identificar o momento de fazer alguma mudança.

Faça uma análise das empresas candidatas

Após listar as necessidades do seu negócio e o tipo de conhecimento que os fornecedores de software devem ter, é hora de conhecer um pouco mais sobre os profissionais que têm a sua preferência.

É importante que eles compartilhem da sua filosofia e visualizem as mudanças futuras. Além disso, eles precisam identificar melhorias que podem ser feitas durante o desenvolvimento do sistema que a sua empresa precisa.

Verifique se cada fábrica de sistemas possui certificados de qualidade. Ademais, busque a opinião de clientes que já contrataram seus serviços e quais os softwares que já foram desenvolvidos por eles.

Não esqueça do SLA

O SLA é um acordo de nível de serviço em que você vai colocar, em detalhes, a forma como vai ser realizado o trabalho. Isso envolve prazos e como a empresa de outsourcing vai fazer esse atendimento.

Esse acordo funciona como uma garantia de que o serviço vai ser entregue dentro das suas expectativas e ainda auxilia a fábrica de programas a entender o que você precisa.

Tenha em mente que esse acordo deve estar desenhado antes de fechar o negócio. Além disso, você deve estar ciente das soluções que a sua empresa precisa, assim, ficará mais fácil discutir esses pontos com o fornecedor do serviço.

Por fim, uma boa comunicação com a empresa de outsourcing que você fechou contrato vai permitir que nenhuma dúvida ou informação distorcida atrapalhe o desenvolvimento do seu sistema.

Um modelo feito para acelerar seus projetos e diminuir seus gastos

Um ponto final que deve ser reforçado é a diminuição dos custos.

Como assim? Se eu vou contratar uma empresa externa, então entende-se que vou aumentar os custos, dessa forma, como o modelo de squads as a service pode reduzir os custos?

Resposta rápida: nas contratações.

O primeiro ponto é que, realizar a contratação de desenvolvedores é uma tarefa muito custosa e demorada. E o segundo é que, existem momentos do desenvolvimento do seu software que você não irá precisar mais de uma certa especialização na equipe, entretanto se você contratou alguém para realizá-lo, não poderá se desfazer dessa mão de obra sem custos adicionais. 

Portanto, contratar um squad traz a flexibilidade de ampliar ou retrair o tamanho e orçamento do projeto. E assim, atingindo uma meta do projeto, você pode diminuir o número de programadores na equipe sem custos adicionais de desligamento.

A Ubistart é uma fábrica de software que desenvolve soluções personalizadas para empresas que procuram melhorar seus processos e buscar novas formas de relacionamento com seus clientes. Entre em contato conosco e saiba mais!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.