Modernização do software legado: quando tomar essa decisão?

Modernização do software legado: quando tomar essa decisão?

Como conceito, sabemos que o software legado é uma aplicação web ou local, que possui um grande conjunto de regras de negócio e que tem um papel chave para a empresa. 

Só com essa frase, quem está buscando modernizar o legado com um novo stack tecnológico já se sente cansado com o desafio que tem pela frente. Pois, o processo também traz muitas dúvidas.

As principais são: 

  • Por onde começar?
  • Qual módulo é mais importante?
  • Há um conjunto mínimo de módulos que já dão a possibilidade de substituir a aplicação legada?
  • Qual o melhor stack de desenvolvimento para que, daqui a cinco anos, não seja novamente um software legado?

Por isso, preparamos este artigo a fim de trazer as nossas percepções em relação ao momento de modernização, com base no trabalho realizado nos projetos que desenvolvemos.


O que dificulta a modernização do software legado

Em alguns momentos, atendemos empresas do segmento de software que estão buscando a modernização de suas soluções legadas. Dessa forma, durante o processo de entendimento da demanda, identificamos alguns dificultadores.

Neste contexto, traremos a nossa visão sobre pontos que acabam dificultando a modernização de softwares legados. Tudo isso, de acordo com as experiências vividas em nossos projetos. Acompanhe:


Investimento 

Mesmo sabendo que o investimento pode ser alto, muitas empresas procuram não focar apenas neste ponto e tentam realizar o projeto, seja com o seu time interno ou até contratando uma fábrica de software, como a Ubistart.com.

E é exatamente neste momento que o investimento se torna uma das principais muralhas para a modernização, pois na atual conjuntura, vivemos uma super valorização dos profissionais de TI, devido à escassez do mercado.

Dessa forma, soluções que anteriormente custavam algumas dezenas de milhares de reais, hoje partem das centenas, chegando facilmente à casa dos milhões.

Neste caso, se estamos falando de software legado, na maioria das vezes eles podem representar aplicações grandes, com um tempo bastante extenso para o seu desenvolvimento.

E então, o questionamento seguinte é: esta movimentação financeira substancial compensa para a sua empresa? A modernização do software é algo crucial e que vai trazer retorno sobre o investimento (ROI) para o seu negócio?

Bem, se a resposta para todas essas perguntas for positiva, então é hora de investir na modernização do seu software legado.


Tempo

Como diria o ditado popular: “Se há pressa, nem começa”. Pois, como se trata de grandes aplicações, é preciso gerenciar duas equipes paralelamente, tudo isso, mantendo o software funcionando, enquanto o novo projeto é executado.

Portanto, se o tempo é muito curto (poucos meses), procure uma solução alternativa. Talvez um híbrido entre aplicações, soluções prontas, separando a camada de regras de negócio da camada visual, seja uma boa alternativa.


Cultura da equipe

Aqui há um ponto extremamente delicado e muitas vezes subestimado. Afinal, você quer migrar para uma nova tecnologia para possibilitar melhor manutenção, segurança, crescimento e usabilidade.

Porém, a equipe que estava atuando no legado não está acostumada com os novos stacks de desenvolvimento.

Restam-lhe duas alternativas:

  • Contratar: um caminho complicado e mais caro, que pode inclusive gerar atritos com o time interno existente;
  • Qualificar e treinar a equipe atual: talvez a melhor opção, mas que trará inevitavelmente um pouco de quebra de cultura, além da curva de aprendizagem que, via de regra, não é baixa.

Mesmo assim, é sempre bom trabalhar preferencialmente com os talentos de casa, pois já entendem os fluxos e a cultura da empresa.


Os motivadores

Depois de trazermos os maiores desafios, na nossa percepção, apresentamos os motivos que impulsionam esta decisão de mudança do legado para um novo stack de desenvolvimento. São eles:


Facilidade e custo de manutenção do software legado

No caso de haver complicações para dar continuidade na manutenção do ambiente legado, por conta das regras de negócio que vão e voltam – arruma-se de um lado e o sistema “quebra” de outro – ou falta documentação, é preciso ficar atento.

Além disso, se ocorrem erros inesperados e as coisas estão se perdendo, este pode ser um bom momento para você cogitar a modernização do software legado de sua empresa.


Segurança

Sabemos que os frameworks de desenvolvimento mais recentes possibilitam sistemas mais escaláveis e seguros. Além disso, constantemente, surgem brechas de segurança em componentes, bancos de dados e ambientes de sistemas.

Então, ao entender que a tecnologia usada em seu software legado não está trazendo a necessária segurança e as boas práticas de desenvolvimento requeridas para não fragilizar o negócio, é hora de modernizar suas plataformas de sistemas.


Performance/velocidade do software legado

Atualmente, ninguém mais quer “perder tempo”, principalmente no mundo corporativo. Afinal, as soluções/plataformas web vieram para agilizar os processos, e não nos fazer perder tempo aguardando os sistemas realizarem ações.

Logo, se você nota que a aplicação não está mais respondendo na mesma velocidade e performance que o seu negócio exige, esta pode ser uma ótima razão para modernizar sua aplicação.


Usabilidade – UX/UI

Quem já trabalhou em uma grande empresa sabe que sistemas antigos tendem a ser enormes e conter muitas funcionalidades, visando cobrir um sem número de processos, porém com baixa usabilidade.

Em muitos casos, os próprios desenvolvedores criaram as interfaces visuais, pensando em resolver as necessidades funcionais, mas não colocaram a devida ênfase nas questões de usabilidade.

Por isso, este vem sendo um dos grandes motivadores de projetos de desenvolvimento na indústria de software, uma vez que as novas empresas (além daquelas que vêm passando por processos de transformação digital) já estão adotando as melhores práticas de UX/UI.

Assim, o objetivo é criar aplicações cada vez mais fáceis e didáticas de serem usadas, mesmo que sejam somente aplicações para o seu público interno.


Regulamentação legal

Outro grande motivador para projetos de desenvolvimento que visam modernizar sistemas legados é a adaptação obrigatória e constante às novas regulamentações e legislações.

Afinal de contas, é mais do que conhecido o peso da burocracia estatal brasileira e seus reflexos nos processos de negócio das empresas.


Escalabilidade, integrações e novos processos de negócios

Por fim, entendemos que, além destes pontos acima, há outras situações que devem ser levadas em consideração. São elas:

  • Se a aplicação legada, no final, não suporta o incremento de integrações com novos sistemas externos
  • No caso de haver dificuldade para a criação de novas funcionalidades, visando suportar os processos da empresa
  • Quando o sistema não suporta a escalabilidade (o número de usuários, módulos e processos sempre tendem a aumentar ao longo do tempo), esta pode ser uma boa hora para a modernização do legado.


Conclusão sobre o software legado

A migração de um ambiente legado não é e nunca será uma tarefa fácil. Por isso, além da possibilidade de ajudar em seu processo de modernização total de plataformas legadas, também conhecemos empresas que buscam evoluir de forma híbrida.

Assim, aproveita-se as regras de negócios existentes no backend e moderniza-se somente as camadas de frontend, por exemplo. Dessa forma, aceleramos a entrega de aplicações que resolvem problemas reais para o usuário final.

Neste contexto, caso algumas destas dicas façam sentido e você queira conversar conosco, o canal sempre estará aberto para um bate-papo, bastando apenas nos chamar clicando aqui!

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.