O que faz empresas de software não entregarem no prazo

O que faz empresas de software não entregarem no prazo


Muitos são os problemas que ocorrem na hora da entrega do projeto de software ao cliente. Não é raro as empresas atrasarem na entrega ou, se entregam dentro do prazo, muitos pré-requisitos e funções não são atendidas e, assim, o programa volta para revisão. O que faz empresas de software não entregarem no prazo?

Entenda o porquê dessa desordem no gerenciamento e planejamento nas empresas de softwares.

Por que as empresas de software não entregam no prazo?

O processo de desenvolvimento de software é mais complexo do que se possa imaginar e muitos obstáculos inimagináveis podem aparecer.

Há uma variedade de fatores que, se não resolvidos, vão criando um ciclo contínuo de prejuízo e atraso nos trabalhos.

Quando vamos contatar a empresa de desenvolvimento de software nós dizemos qual o objetivo do projeto e, apenas com isso, queremos orçamento e tempo necessário para a entrega do projeto.

Empresas despreparadas acabam chutando o orçamento do software, pois existe uma falta de entendimento real da demanda e falta de um analista de negócios.

Ou seja, tempo e orçamento são estabelecidos sem um real conhecimento prévio. Ao desenvolver do projeto muitas dúvidas e erros surgem.

Se não há contato com o cliente, esses erros vão sendo procrastinados e na entrega final do projeto o cliente pede para revisá-lo e, por isso, acabam entregando fora do prazo.

Gerenciando um projeto de software

Uma forma de gerenciar e desenvolver softwares de maneira eficiente é focar no planejamento e abordagem dos processos empíricos, o chamado modelo ágil de desenvolvimento.

Entender o que é metodologia ágil e porque isto pode ajudar na sua empresa é importante para o processo de desenvolvimento do software.

Por conta do gerenciamento e planejamento insuficientes ao decorrer do desenvolvimento do software a empresa perde muito tempo e dinheiro, o que, muitas vezes, impossibilita o lucro do serviço prestado.

Quando a empresa de software não faz o trabalho esperado, muitos projetos são cancelados antes de terminar ou acabam custando o dobro do estimado.

Projetos e oportunidades são perdidos por conta da falta de preparação ao elaborar soluções.

Como concluir um projeto com sucesso

Na maioria das vezes, o projeto é ineficiente, porque apresenta problemas de compilação, o tempo estipulado para a solução não foi suficiente, os parâmetros exigidos pelo cliente não foram atendidos e o programa final não apresenta a visão do cliente.

Basicamente existem três tipos de caracterização para projetos de software:

  • Projetos bem sucedidos: completado no tempo e no budget (investimento) previsto.
  • Projetos modificados: o projeto foi completado, mas além do prazo e orçamento estimado, com novas funcionalidades diferentes do escopo original.
  • Projeto prejudicado: projeto cancelado durante o desenvolvimento.

Para evitar o atraso e um possível cancelamento do projeto, a empresa de software deve ter um envolvimento com o cliente, um suporte do gestor de projetos e uma declaração bem clara e detalhada dos requisitos.

Além disso, é preciso ter a possibilidade de negociar, com agilidade, a prioridade dos requisitos estabelecidos. Assim, as chances do projeto ser bem sucedido são maiores.

Desenvolva seu projeto utilizando o processo ágil

Se as empresas de softwares desejam se encaixarem na primeira categoria é preciso uma boa interação entre empresa/usuário, aplicada com o processo ágil.

Quando o projeto é apresentado ao cliente por etapas, ou seja, com cada ferramenta sendo criada e testada, a identificação dos problemas é mais rápida e as soluções dos mesmos se tornam mais simples, pois são mais objetivas.

Isso otimiza o trabalho e essa logística mais organizada evita o atraso na entrega do software. Você entregará o projeto na data marcada com todos os requisitos checados.

Sabemos que é complexo fazer a gestão interna de um software, prezando o entendimento real da demanda e uma gestão de qualidade.

Por isso, o mais recomendado é procurar empresas especializadas em software sob demanda, pois, assim, você garantirá a qualidade, entrega e o preço combinado, tudo isso sem dores de cabeça.

Devido a complexidade do serviço a empresa pode contar com parceiros que se comprometem a desenvolver suas necessidades com eficiência.

Conheça a Ubistart

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.