Tanto para a rotina dos colaboradores como para a empresa, inegavelmente, soluções tecnológicas melhoram significativamente o desempenho das tarefas realizadas. Nesse sentido, a implementação de um software sob medida pode otimizar e automatizar processos, resultando em benefícios na produtividade e no faturamento da empresa.
Para atender essa expectativa, o mercado está repleto de tipos de softwares, entre eles os prontos e os sob medida.
Mas você sabe o que deve ser levado em consideração antes de realizar esse investimento? Sabe o que considerar ao contratar um software para sua empresa?
Não se preocupe! Continue a leitura e entenda os pontos que devem ser analisados antes de escolher um software.
- Software sob medida: o que é
- Etapas para implementação
- Vantagens e como ter esse benefício
Software sob medida: o que é
Um software sob medida diz respeito a uma solução pensada, levando em consideração às necessidades específicas da empresa que deseja implementá-lo.
Essas soluções são relevantes, pois a depender dos processos que uma organização precise fazer, os softwares prontos, também conhecidos como softwares de prateleiras, podem não atender.
Isso porque, os softwares prontos apresentam em suas características, soluções genéricas para resolver problemas mais comuns.
Então, caso sua empresa tenha diferenciais, fora da maioria dos padrões, isso não poderá ser modificado no software para melhor atendê-lo.
Por outro lado, o software sob medida é personalizado de acordo com o que sua organização precisa, atendendo o planejamento estratégico da empresa para que todos os processos sejam mais eficientes.
Entretanto, o desenvolvimento de software customizado precisa ser estruturado dentro de algumas etapas. Saiba quais são no próximo tópico.
Etapas para implementação
O desenvolvimento de softwares sob medida é baseado no conceito de metodologia ágil, o que significa que o projeto deverá ter o melhor resultado, de uma forma que priorize um curto espaço de tempo.
Para isso, são feitas entregas parciais durante todo o desenvolvimento. O que garante que o software será moldado ao que a empresa busca.
Esse desenvolvimento para implementação se divide, geralmente, em pelo menos 6 etapas, em um projeto de escopo aberto. São elas:
1. Definição das regras do negócio;
2. Planejamento e viabilidade;
3. Validação das necessidades da empresa com os desenvolvedores;
4. Montagem do protótipo e fase de testes;
5. Homologação e possíveis ajustes;
6. Manutenção.
Dessa forma, um software sob medida é criado a partir de muita comunicação e melhoras contínuas. O que minimiza conflitos, divergências entre as finalidades e um resultado eficaz para atender as demandas com flexibilidade.
Vantagens e como ter esse benefício
A principal vantagem de ter um software sob medida é a exclusividade. Desse modo, o sistema poderá ser customizado de maneira mais funcional.
Essa personalização garante o benefício de ter uma identidade nas ferramentas utilizadas, tornando então, a empresa mais forte perante a concorrência.
Além disso, atendendo aos processos específicos da empresa, o negócio ganha mais produtividade, gestão eficiente, segurança, integridade e centralização de dados.
Contudo, antes de obter esses benefícios é imprescindível que seja analisado o cenário da empresa, os custos da implementação, bem como a integração dessa ferramenta com a equipe.
Até porque, em alguns casos, softwares prontos podem atender o que sua empresa busca. Portanto avalie com atenção o seu negócio.
Quer ajuda? Conte com uma fábrica de software que possua uma equipe preparada. Nós da Ubistart, trabalhamos com soluções digitais personalizadas, priorizando portanto, a qualidade de software, juntamente com sua funcionalidade dentro da organização.
Deixe uma mensagem e assim, avaliaremos suas necessidades, para desenvolver a melhor solução.