O que considerar na hora de contratar um software sob medida

O que considerar na hora de contratar um software sob medida

Tanto para a rotina dos colaboradores como para a empresa, inegavelmente, soluções tecnológicas melhoram significativamente o desempenho das tarefas realizadas.

Nesse sentido, a implementação de um software sob medida pode otimizar e automatizar processos, resultando em benefícios na produtividade e no faturamento da empresa.

Para atender essa expectativa, o mercado oferece hoje alguns tipos de softwares, entre eles os prontos, os customizáveis e as soluções feitas sob medida.

Mas você sabe o que deve ser levado em consideração antes de realizar esse investimento? Sabe o que analisar ao contratar um software para sua empresa?

Continue a leitura e entenda os pontos que devem ser feito antes de escolher um software sob medida, para que  a sua decisão traga reais benefícios para o seu negócio:

  • Software sob medida: o que é
  • Etapas para implementação
  • Vantagens de um software sob medida
  • Entenda a necessidade da sua empresa
    • Use o software a favor do seu negócio

Software sob medida: o que é

Um software sob medida diz respeito a uma solução pensada, levando em consideração as necessidades específicas da empresa que deseja implementá-lo.

Essas soluções são relevantes pois, a depender dos processos que uma organização precise fazer, os softwares prontos podem não atender. É preciso se atentar para o fato de que a empresa deve se adaptar a esse tipo de solução.

Isso porque, os softwares prontos apresentam em suas características, ferramentas genéricas para resolver problemas mais comuns. Mesmo assim, ainda podem ser eficazes para empresas que ainda estão construindo seus processos internos.

No entanto, caso sua empresa tenha diferenciais, fora da maioria dos padrões,  a tentativa de encaixar suas necessidades em uma solução de prateleira, poderá trazer mais problemas do que efetividade.

Um dos grandes benefícios de um software sob medida é ser personalizado de acordo com o que sua organização precisa, atendendo o planejamento estratégico da empresa e as regras do seu negócio.

Contudo, para que  o desenvolvimento de software customizado atenda aos requisitos que sua empresa precisa, ele deve ser estruturado dentro de algumas etapas. Saiba quais são no próximo tópico.

Etapas para implementação

O desenvolvimento de softwares sob medida é baseado no conceito de metodologia ágil, um método que organiza o processo de desenvolvimento, de forma que traz mais rapidez para a sua conclusão.

Nesta dinâmica de trabalho, são feitas entregas parciais durante todo o desenvolvimento. O que garante que o software será moldado ao que a empresa busca, também possibilitando fazer um acompanhamento de como o projeto está tomando forma.

A implementação de um software sob medida geralmente passa por várias etapas para garantir que ele atenda adequadamente às necessidades da empresa.

Essas etapas podem incluir a identificação das necessidades específicas da empresa, a definição dos objetivos e requisitos do software, a análise de viabilidade técnica e financeira, entre outros.

Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de um software sob medida, geralmente, se divide em pelo menos 6 etapas, levando em consideração um projeto de escopo aberto. Dessa forma, o projeto é executado seguindo as fases abaixo:

1. Definição das regras do negócio;

2. Planejamento e viabilidade;

3. Validação das necessidades da empresa com os desenvolvedores;

4. Montagem do protótipo e fase de testes;

5. Homologação e possíveis ajustes;

6. Manutenção.


Importante lembrar que, em cada uma dessas etapas, deve haver uma comunicação clara e constante entre a equipe de desenvolvimento do software e a empresa que o está implementando.

Isso garante que as expectativas sejam alinhadas e que o software seja projetado e desenvolvido de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

Vantagens de um software sob medida

Em um primeiro momento, é preciso pensar que você terá um software que foi desenvolvido com foco total nas necessidades do seu negócio e que você poderá acompanhar todo o processo e os ajustes para que o sistema seja o mais funcional possível.

A principal vantagem de um software sob medida é a sua capacidade de ser personalizado. Isso significa que o software pode ser projetado para atender aos processos internos, fluxos de trabalho e requisitos de negócio da empresa de forma eficiente e eficaz.

Além disso, um software sob medida pode oferecer maior flexibilidade e escalabilidade, permitindo que a empresa faça ajustes e melhorias conforme os objetivos forem mudando ao longo do tempo.

Isso pode ser especialmente útil em empresas que estão em constante evolução, buscando crescer ou que têm dinâmicas e requisitos de negócio complexos e únicos.

Outra vantagem é a possibilidade de integração com outros sistemas e softwares já existentes na empresa, o que pode melhorar a eficiência e a produtividade dos processos internos, evitando a duplicação de tarefas e a necessidade de retrabalho.

Entenda a necessidade da sua empresa

Contudo, antes de obter esses benefícios é imprescindível que seja analisado o cenário da empresa, os custos da implementação, bem como a integração dessa ferramenta com a equipe.

É importante envolver as partes interessadas na empresa, como gestores, colaboradores e outros envolvidos nos processos que serão impactados pelo software.

É importante garantir que as necessidades de todos sejam levadas em consideração durante a implementação do software sob medida, principalmente quem atua na área operacional.

Mesmo assim, em alguns casos, softwares prontos podem atender o que sua empresa busca, dependendo também da maturidade do seu negócio. Portanto avalie com atenção o momento em que sua empresa está inserida.

Use o software a favor do seu negócio

Em resumo, a implementação de um software sob medida pode trazer muitos benefícios para uma empresa, desde que seja cuidadosamente planejada e executada.

É importante entender as necessidades específicas da empresa, seguir as etapas adequadas de implementação e considerar o retorno sobre o investimento esperado.

Com um software sob medida bem projetado e desenvolvido, a empresa pode melhorar significativamente sua eficiência, produtividade e faturamento, tornando-se mais competitiva no mercado.

Quer ajuda? Conte com uma fábrica de software que possua uma equipe preparada. Nós da Ubistart, trabalhamos com soluções digitais personalizadas, priorizando portanto, a qualidade de software, juntamente com sua funcionalidade dentro da organização.


Deixe uma mensagem e assim, avaliamos suas necessidades, para desenvolver a melhor solução.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.