O impacto de um bom suporte e sustentação na qualidade do seu software

O impacto de um bom suporte e sustentação na qualidade do seu software

Na busca pela melhoria dos processos, muitas empresas adquirem softwares que funcionam como soluções para gestão integrada. É nesse contexto que o suporte e sustentação de sistemas são fundamentais.

Esses serviços  garantem a estabilidade e disponibilidade contínua dos sistemas e, inegavelmente, uma empresa equipada com softwares modernos tem seu trabalho facilitado e com melhores entregas.

Entretanto, por mais moderna que seja a solução implantada, podem ocorrer panes ou bugs que impactam os processos da organização, paralisando atividades ou gerando erros que poderão interferir até no faturamento do negócio.

Quer entender mais sobre o impacto desse serviço? Então, confira o que você irá encontrar nesse post:

  • Como funciona o serviço de suporte e sustentação?
  • Por quê esse serviço é essencial?
  • Sustentação de TI é imprescindível

Como funciona o serviço de suporte e sustentação de software?

O serviço de suporte e sustentação é o trabalho da equipe de TI, que corresponde à assistência a toda infraestrutura do software, hardware e sistemas de rede, a fim de prevenir, detectar e tratar erros.

O serviço funciona como um monitoramento que irá permitir a continuidade com qualidade do sistema utilizado, realizando uma manutenção frequente. Isso quer dizer que a equipe fará atualizações do sistema e correções de falhas para que elas não evoluam.

Contudo, quando as empresas adquirem um software, muitas não se preocupam com o apoio que irão precisar em caso de dúvidas, dificuldades e problemas técnicos que possam ocorrer.

Certamente, essa é uma preocupação relevante e que todas as organizações devem ter, visto que a repetição de determinados problemas podem causar prejuízos à operação e interferir negativamente no crescimento da empresa.

Assim, a equipe de suporte trabalha em diversas frentes para evitar que haja atraso em processos e entregas. Aqui na Ubistart, nós executamos as seguintes etapas:

  1. Os atores responsáveis pelo gerenciamento e comunicação do chamado, são definidos. Tanto por parte da Ubistart, quanto por parte do cliente. Dessa forma, deixamos a comunicação mais limpa e reduzimos ao máximo os ruídos;
  2. Uma vez que o chamado está aberto, caso seja apenas uma dúvida, respondemos de imediato e encerramos o chamado;
  3. Caso demande investigação, fazemos isso o quanto antes, até mesmo para informar um prazo ao cliente;
  4. Feito isso, ordenamos o item de acordo com a prioridade;
  5. Após isso, se inicia o trabalho para a resolução do problema diagnosticado;
  6. Como prezamos pela qualidade, a ideia é sempre corrigir o problema e, se possível, melhorar o código. Porém, em casos onde a melhora no código leve risco ao cliente, a modificação não é executada ou estudamos melhor o cenário;
  7. Outro ponto importante é que: sempre atuamos para que o problema não volte a acontecer, a ideia é sempre descobrir a causa. Quando o problema leva mais tempo para ser corrigido, sempre que possível e necessário, tomamos medidas paliativas para que o dia a dia do cliente não seja prejudicado.

Por que esse serviço é essencial?

O apoio do suporte faz toda diferença para orientar na resolução de problemas e obtenção de melhores resultados. Até porque, um bom suporte irá contribuir com melhorias constantes no sistema, ajudando também para o crescimento da empresa.

Além disso, softwares que contam com o serviço de suporte e sustentação podem ter falhas detectadas e resolvidas rapidamente, visto que o cenário será analisado por profissionais que entendem sobre o assunto e sabem exatamente como devem fazer os procedimentos.

Isso resultará em maior praticidade, resoluções rápidas e economia de tempo, pois nenhum usuário precisará vasculhar todo o sistema para encontrar a solução.

Vale ressaltar também que, contar com um atendimento de sustentação e suporte, ainda que pareça um custo a mais, significa investir em menos custos, pois correr riscos com o sistema utilizado pode gerar prejuízos financeiros na entrega de seus serviços/produto. 

Sustentação de TI é imprescindível

O suporte técnico para softwares é um serviço imprescindível, pois os principais problemas, comumente encontrados, podem afetar o funcionamento da empresa e até seu faturamento.

Esse serviço de TI se torna ainda mais relevante, sobretudo nesse momento em que vivemos uma incorporação de novos métodos digitais cada vez mais rápida, com uso maior de ferramentas que proporcionem automatização de processos.

Nesse contexto, é fundamental que esses sistemas sejam acompanhados por um especialista para evitar retrabalho e caos na empresa.

Assim, não deixe de lado essa tarefa essencial para o seu negócio, que impactará positivamente com um serviço simples, que pode ser feito presencial ou remotamente.

E se você adquiriu um software com uma empresa que não oferece sustentação e suporte, não tem problemas. O serviço pode ser realizado com outras empresas especialistas, que não participaram da construção.

Inclusive, esse é um dos serviços oferecidos por nós da Ubistart, com modelos diferentes de suporte para realizar ajustes, aplicar novas funcionalidades e contribuir para o crescimento saudável do seu sistema.

Fale com a gente e saiba mais sobre a nossa proposta. 

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.