6 tipos de sistema ERP para o seu negócio

6 tipos de sistema ERP para o seu negócio

Gerir um escritório de advocacia não é uma tarefa fácil. Entretanto, quando juntamos todos os módulos de gestão em um só sistema, analisar dados, integrar informações e adquirir um diagnóstico do atual panorama sobre o problema do cliente fica muito mais rápido e simples. É por esse motivo que separamos 6 tipos de sistema ERP para você aplicar no setor jurídico da sua empresa.

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Então vem com a gente, confira os tópicos!

  • O que é ERP?
  • 6 tipos de sistema ERP para a gestão empresarial

O que é ERP?

De maneira geral, um ERP é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo integrar dados e informações de diferentes setores dentro de um escritório. ERP é a sigla para o termo Enterprise Resource Planning, que em português significa “Planejamento dos recursos da empresa”. 

Com o avanço dos sistemas digitais, a utilização de ferramentas em nuvem para o processamento de dados tornou-se uma tendência no mundo corporativo, especialmente no setor jurídico. 

Entretanto, isso fez com que em um único escritório, diversos sistemas operassem ao mesmo tempo, gerando assim, uma maior dificuldade na análise e interpretação dos dados como um todo.

Logo, para que um advogado tivesse acesso a essas informações, ele precisaria abrir diversas plataformas ao mesmo tempo, gerando perda de tempo e risco no compartilhamento de dados sigilosos. De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, os advogados utilizam apenas 28% do seu expediente para trabalhar com sua especialidade.

Isso acontece porque a maioria desses profissionais utiliza boa parte do seu tempo para questões administrativas e financeiras. A partir dessa problemática, o ERP surgiu trazendo uma nova perspectiva para a gestão no setor jurídico, devido a sua grande contribuição para as rotinas da advocacia.

6 tipos de sistema ERP para a gestão empresarial

Toda empresa necessita de uma boa gestão empresarial. Entretanto, esse processo de gerenciamento não é algo que conseguimos através de fórmulas matemáticas. 

Cada escritório possui suas próprias dores e necessidades, por isso, ao aplicar um ERP precisamos saber qual o melhor tipo de sistema para solucionar os desafios presentes na sua empresa. Confira alguns exemplos abaixo:

1. ERP Legados: 

Esse foi um dos pioneiros do sistema ERP em aplicação no mundo. Apesar do seu grande sucesso após o lançamento, esse tipo de sistema já sofreu uma defasagem no mercado, já que hoje existem versões mais atraentes de ERP para a gestão de negócios. 

O sistema de ERP legado pode não ser a melhor opção de escolha, já que, mesmo com os baixos custos de aplicação, com o tempo, os escritórios têm necessidade de investir em novos softwares e outros sistemas para corrigir a defasagem existente no processamento do ERP Legado para a coleta de novos dados. 

2. Sistemas verticalizados para um canal de negócio: 

Esse tipo de ERP é o mais utilizado por franquias e redes de lojas físicas para a integração de dados e, portanto, não é o mais recomendado para os setores jurídicos.

Isso acaba acontecendo porque esse sistema não possui uma atuação tão específica, e podemos enxergar algumas lacunas no planejamento aplicado desse software. 

Porém, ele é muito relevante em empresas que necessitam analisar o controle de comissão e promoções no seu processo de gestão. 

3. ERP Engessado

Esse é um tipo de sistema ERP que possui um custo muito menor de aplicação em comparação aos outros. 

No entanto, como o próprio nome já indica, esse tipo de ERP não possui muitos acessórios disponíveis, ou seja, com o passar do tempo, ele não conseguirá acompanhar o crescimento do seu escritório e precisará ser trocado por um outro sistema, gerando mais custos e riscos de perda de dados.

4. ERP BackOffice para E-commerce

Esse não é necessariamente um sistema de ERP, mas sim uma ponte de ligação que pode ser aplicada ao sistema Legado. Apesar desse acessório ser financeiramente mais barato, ele não consegue atender a todas as demandas existentes em uma empresa. 

O seu funcionamento não envolve gerenciamentos fiscais e nem tão pouco contábeis, que são extremamente relevantes para o controle de processos pelo advogado, como o pagamento de honorários e outras taxas de serviços. 

5. Sistemas gratuitos

Antigamente, muitas empresas escolhiam um sistema de ERP gratuito e optavam por arcar com os custos de consultorias para que entendessem o funcionamento do sistema. A princípio, o que parecia uma boa ideia acabava gerando mais custos do que a aplicação de um ERP fabricado de acordo com suas demandas. 

Pois, como esses sistemas não são capazes de suprir as reais necessidades da organização, o sistema gratuito se tornava obsoleto e, por fim, um sistema pago era utilizado como substituto. 

6. ERP Cloud

Atualmente, o sistema de ERP mais utilizado no mercado conta com o sistema de processamento de dados em nuvem, já que os sistemas de ERP Cloud  são simples e práticos de serem utilizados. 

Eles possibilitam que qualquer funcionário previamente autorizado consiga acessar as informações e dados apenas com o acesso à internet, facilitando assim, a gestão de contratos, pagamentos, informações e petições de forma prática e com um melhor custo benefício.

Esse tipo de sistema é essencial para escritórios de pequeno, médio e grande porte com alto processamento de informações, que atuam com mais de um tipo de especialidade, por exemplo, e que precisam contar com sistemas altamente seguros, mas que garantam um bom funcionamento da rotina da empresa.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para que você consiga escolher o melhor tipo de ERP para o seu escritório. Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual sistema selecionar para suprir as necessidades do seu negócio, basta entrar em contato com os especialistas da Ubistart! 

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.