5 Vantagens de um sistema ERP para o setor jurídico

5 Vantagens de um sistema ERP para o setor jurídico

Administrar um escritório de advocacia é uma tarefa árdua, que exige múltiplos conhecimentos, não apenas sobre as diversas áreas de atuação do direito, como também das ferramentas de administração de uma empresa. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo abordando 5 vantagens de um sistema ERP para o setor jurídico.

Quer entender um pouco mais sobre essa ferramenta e como ela funciona? 

Então vem com a gente e acompanhe os tópicos!

  • 5 Vantagens de um sistema ERP para o setor jurídico
  • O que é ERP?
  • Vantagens do ERP para o setor jurídico
  • Redução dos Custos
  • Aumento da produtividade
  • Maior Segurança
  • Uma das vantagens do sistema é ERP é que ele promove uma melhor relação com os clientes
  • Melhor Gestão financeira

O que é ERP?

O ERP é um sistema de gerenciamento robusto aplicado aos recursos de uma empresa. De maneira geral, sabemos que, para administrar uma corporação corretamente precisamos nos atentar sobre a aplicação de ferramentas que facilitem as atividades rotineiras, melhorando a produtividade e os serviços fornecidos aos nossos clientes. 

Quando paramos para refletir sobre o dia a dia de um escritório de advocacia, por exemplo, podemos perceber que inúmeras atividades são realizadas ao mesmo tempo: captação de novos clientes; processo de pagamento dos serviços; baixa de documento; análise de dados e etc.

Entretanto, quando cada atividade é realizada em um sistema de software diferente, essas atividades distintas não conseguem se comunicar. Logo, para que um advogado consiga obter todas as informações relevantes acerca do seu cliente, por exemplo, ele precisa navegar por várias plataformas diferentes, gerando perda de tempo e produtividade. 

Dessa forma, podemos afirmar que, seja no meio privado ou nas entidades representativas, como a OAB, um sistema ERP pode ser aplicado de forma a agregar ao cotidiano dos seus funcionários, permitindo uma gestão integrada dos dados, bem como uma melhor comunicação entre os seus colaboradores. 

Vantagens do ERP para o setor jurídico

Conheça algumas das principais atividades do ERP para a sua firma!

1- Redução dos Custos

De maneira geral, a implementação de um bom sistema de ERP consegue reduzir drasticamente os custos investidos para a manutenção das atividades de um escritório de advocacia. 

O motivo dessa redução de custos está na utilização de uma plataforma robusta. Assim, conseguimos reduzir os processos de retrabalho, bem como a perda de dados e a necessidade de investir em mais capital humano para realizar atividades que podem ser feitas por apenas um colaborador. 

2- Aumento da produtividade

De acordo com os dados obtidos no Ebook de Gestão e Organização de Escritório de Advocacia, redigido pela OAB de Goiânia, um dos maiores problemas existentes na rotina dos advogados está no gerenciamento do seu tempo. 

Isso acontece porque os profissionais da advocacia costumam gastar mais tempo com questões administrativas e financeiras do que na prática da sua especialização. Dessa forma, o sistema de ERP vem com o objetivo de auxiliar esses profissionais a realizarem uma melhor gestão do seu tempo, ocasionando assim, no aumento da produtividade. 

Essa melhora acontece devido a um aumento de eficiência das suas atividades, já que grande parte delas poderá ser realizada de maneira autônoma, pelo próprio ERP. 

3- Maior Segurança

Outro problema comum nos escritórios de advocacia está na constante perda de dados gerados pela dificuldade do seu armazenamento. Quando investimos em sistemas de baixa qualidade, ou ainda, optamos por processar as informações através do uso de papéis, existe a possibilidade de perder essas informações de forma irreversível. 

Por isso, é extremamente importante que a gente invista em sistemas mais completos, como o ERP,  bem como na contratação de profissionais qualificados, como os especialistas da Ubistart para desenvolver plataformas capazes de garantir a segurança dos dados dos nossos clientes e da própria empresa.

4- Uma das vantagens do sistema é ERP é que ele promove uma melhor relação com os clientes

Quando um cliente busca um escritório de advocacia para resolver um problema, ele procura não apenas um profissional de qualidade, como também um serviço ágil e eficiente para aquilo que está gerando aflição. 

Com o aumento da produtividade, a redução de tempo e uma melhor segurança de dados, a sua empresa poderá fornecer um serviço de qualidade para os seus clientes, gerando indicadores de satisfação e fidelização dessas pessoas mais confiáveis . 

Além disso, você também pode acoplar um módulo de CRM ao seu sistema de ERP. Dessa forma, o tratamento dos seus clientes pode ser realizado de forma mais eficiente, com um sistema especializado no relacionamento com o consumidor. 

5- Gestão financeira mais eficiente

O sistema de ERP consegue fornecer perspectivas de gestão financeira ainda mais satisfatórias. Com essa plataforma, os gastos, lucros e o manuseio de impostos pode ser realizado de forma simultânea, garantindo que o seu escritório tenha uma gestão do aspecto financeiro da firma mais eficiente. 

Com o sistema de ERP você poderá automatizar as atividades de gestão tributária e controladoria, ocasionando na redução de erros voltados ao pagamento de multas, Fisco, bem como no gerenciamento interno, como as folhas de pagamento.

Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído para sanar as suas dúvidas acerca das vantagens de um sistema ERP para o setor jurídico. Caso você queira conhecer um pouco mais desse sistema e como ele pode ser aplicado na sua firma, basta entrar em contato com os nossos especialistas.

Acompanhe nossa newsletter!

Acompanhe nossa newsletter!

Artigos recentes:

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.